Mesmo lenta, vacinação aponta queda de mortes por covid entre vacinados no Piauí

Até o dia 19 de julho, o Piauí estava com 16,63% da população com a imunização completa (duas doses ou dose única), segundo o Vacinômetro da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi)

Foto: Breno Esaki/Agência Saúde/Ministério da Saúde

Seis meses após os primeiros vacinados contra a Covid-19, o Piauí começa a registrar a diminuição no número de mortes pela doença, principalmente no grupo acima de 70 anos, que já iniciaram o esquema vacinal. Até o dia 19 de julho, o Piauí estava com 16,63% da população com a imunização completa (duas doses ou dose única), segundo o Vacinômetro da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi).

O Governo do Estado divulgou uma tabela comparativa de dados entre os meses de abril e junho, com base na pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz e Universidade Federal do Piauí (UFPI): “no grupo da faixa etária acima de 80 anos, a redução de mortes foi de 69% de maio para junho de 2021. No grupo de 70 a 79, a queda foi de 85%, a maior redução. No grupo de 60 a 69 anos, 61,6%. Quando se aproxima dos mais jovens, a redução é menor: 34% na faixa etária de 50 a 59 anos e 9% na faixa de 40 a 49 anos”.

O professor doutor Emídio Matos, pesquisador do Grupo de Trabalho Sala de Situação da UFPI e Fiocruz Piauí, acompanha esses dados e confirma que, “após o início da campanha de vacinação, estamos, lentamente, verificando uma redução no número de óbitos”.

“Essa redução tem sido mais acentuada entre a parcela da população totalmente imunizada. Esse resultado é excelente porque mostram que as vacinas de fato são efetivas e, apesar da campanha de desinformação para tentar desacreditar nas vacinas, o resultado da imunização é inegável”, comenta o pesquisador.

A tendência é continuar reduzindo o número de mortes pela doença no estado, diz o professor, mas com vários ressaltas, dentre elas o de “alertar para a estabilização nesse queda entre os mais jovens, ainda não imunizados”. A prevenção também é essencial para evitar a contaminação pelo novo coronavírus.

“Quando avaliamos a população com faixa etária entre 30 e 40 anos, verificamos o aumento de 5% no número de óbitos. Analisados em conjunto, os dados revelam que essas mortes eram evitáveis, uma vez que já temos vacina contra Covid-19 e, pelo que sabemos hoje, poderíamos ter iniciado a vacinação ainda em dezembro de 2020”.

O secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, acrescenta que a SESAPI trabalha para ampliar o número de doses recebidas e aplicadas no estado. “São seis meses em que nossas equipes estão trabalhando incansavelmente para que as vacinas cheguem mais rápido aos braços dos piauienses. O nosso objetivo é acelerar ainda mais nossa imunização”.

Vacinômetro até 19/07/2021 às 07h35

Vacinas enviadas ao Piauí pelo Ministério da Saúde: 2.041.820

Vacinas distribuídas aos Municípios: 2.026.477

Vacinas com Municípios para aplicação: 387.617

Reserva Técnica de Segurança: 2.000

Reserva para 2ª dose: 13.343

1ª dose aplicada no PI: 1.191.505

2ª dose aplicada no PI: 410.879

Dose Única aplicada no PI: 36.476

População vacina com 1ª dose: 36,31%

População imunização completa: 13,63%

Fonte: Sesapi


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 



∴ Compartilhar