4 de julho de 2025

“O maior partido terá preferência na escolha da vice”, diz Wellington Dias

Jonas Carvalho

Repórter
Publicado em 20/10/2021 11:19

Compartilhe:

Governador Wellington Dias. (Foto: Jonas Carvalho/ Portal ClubeNews)

Jonas Carvalho
jonascarvalho@tvclube.com.br

O governador Wellington Dias (PT) elencou os critérios necessários para os partidos da base lançarem seus postulantes à vaga de vice na disputa pelo Governo em 2022. O líder petista esteve nessa terça-feira (19), em uma solenidade na BR-316, zona sul de Teresina.

De acordo com ele, a legenda que possuir o maior número de deputados estaduais tem preferência pela indicação. Atualmente, duas legendas disputam a vaga única na chapa governista: o MDB, do deputado estadual Themístocles Filho, e o PSD, do deputado federal Júlio César.

“Primeiro, vamos fazer a composição com um time, os que são da base. Segundo, levando em conta o entendimento e a regra dos maiores partidos por ordem de representação por estado. Há bastante espaço para que cada um possa crescer e se organizar”, explicou o governador.

Fazendo as contas

Levando em consideração o resultado das eleições de 2018, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o MDB elegeu seis parlamentares – formando a maior bancada da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi). Já o PSD elegeu apenas um, o deputado Georgiano Neto.

Para o governador, há espaço suficiente na base para abrigar todos os aliados e descartou a possibilidade de racha na relação com os partidos aliados.

“O primeiro critério em qualquer lugar do Brasil é que o partido maior, tendo nomes representativos, apresenta-os. Mas, tem também o entendimento e isso é possível que tenha a participação de qualquer membro do governo”, disse.

Deputado federal Júlio César. (Foto: Jonas Carvalho/Portal ClubeNews)

De corpo e alma

O governador reiterou o desejo de manter Júlio César e seu grupo político como aliados. Para isso, deu início às tratativas com o ex-prefeito de São Paulo e presidente nacional do partido, Gilberto Kassab.

“Da minha parte, queremos estar juntos de corpo e alma porque temos uma relação sólida, temos trabalhado juntos. Quero prosseguir nessa caminhada”, enfatizou Wellington Dias.

Leia também: