O secretário de saúde do Piauí, Florentino Neto, afirma no vídeo acima, divulgado neste sábado (13), que o uso de máscara continua sendo obrigatório no estado.
A declaração do gestor surgiu após o governador do estado vizinho, Flávio Dino (PSB), anunciar que não será mais obrigatório o uso de máscaras em locais abertos no Maranhão.
O secretário informou que cabe ao Centro de Operações Emergenciais (COE) decidir sobre a obrigatoriedade do uso de máscara no Piauí. A avaliação é embasada nos dados epidemiológicos da pandemia e os níveis de vacinação.
Contudo, segundo Florentino, este ainda não é o momento adequado:
“Quero dizer que, embora algumas cidades e estados possam estar desobrigando seus cidadãos ao uso de máscaras, esse uso da máscaras continua sendo facultativo. Cada cidadão vai decidir pelo uso ou não. Aqui no Piauí continua a obrigatoriedade como medida preventiva importante nesse momento ainda”, comunicou no vídeo.
Nesta quinta-feira (11), o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (MDB), criticou, durante visita à zona leste da capital, o decreto do Governo do Maranhão que flexibiliza o uso de máscaras em ambientes abertos em todo o estado.
“Nós vamos devagar, observando, mas nesse momento o prefeito de Teresina, na sua análise como médico, não vamos deixar as pessoas andar sem máscara. Por enquanto, nós vamos analisando. Mas, a determinação do prefeito é que deve usar máscara”, declarou o prefeito.