Piauí tem primeiro caso de morte por H3N2 confirmado; paciente de Barras morreu em Teresina

Segundo a secretaria de Saúde de Barras, caso só foi notificado ao município nesta quinta-feira, 30 de dezembro, pela Sesapi

A paciente morreu no Hospital da Polícia Militar em Teresina (Foto: Governo do Estado)

A Secretaria Municipal de Saúde de Barras, no Piauí, confirmou a primeira morte provocada por H3N2 no estado. Em nota, a pasta disse que “foi informada que o óbito ocorrido no dia 25 de dezembro por H3N2 pertence ao município de Barras” e que “só foi informada nesta quinta-feira, 30 de dezembro, pela Sesapi”.

A paciente F.P.C que estava internada no Hospital da Polícia Militar (HPM) morava na localidade Palmeira, divisa de Barras com Piripiri. Fato esse que pode ter causado confusão nos registros da Secretaria Estadual de Saúde”, diz a nota.

A secretária de Saúde de Barras, Luana Lages, informou ao portal ClubeNews que não há registros de outras notificações relacionadas a H3N2 no município.

Por meio de nota, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) confirmou a morte por Influenza (H3N2). “A paciente de 72 anos, de Barras, estava internada no Hospital da Polícia Militar e veio a óbito no dia 25 de dezembro. A investigação epidemiológica confirmou laboratorialmente que a morte se deu em decorrência do vírus H3N2. Os resultados foram liberados no dia 28. O Estado tem 9 casos confirmados por H3N2, com um óbito”, diz a nota da Sesapi.

A Sesapi alertou ainda para os protocolos de segurança quanto ao uso de máscaras e evitando aglomerações. “A orientação da Secretaria Estadual de Saúde é que população siga os protocolos sanitários fazendo uso de máscara, higienização das mãos e evitando aglomeração. Caso apresente sintoma de síndrome gripal, com febre, falta de ar, indisposição, que impossibilite as atividades normais, a recomendação é procurar uma unidade de saúde”, complementa a nota da pasta.

Casos registrados

Até a última quarta-feira (29), a Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) confirmou que o Piauí registrou os primeiros casos da gripe pelo vírus H3N2. Até a data, nove casos desse vírus foram registrados em moradores do estado. Essa cepa tem provocado surtos epidêmicos em vários estados brasileiros. A Sesapi também identificou um caso de H3N2 de um morador em Timon (MA).

*Em atualização

📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 



∴ Compartilhar