
Jonas Carvalho*
jonascarvalho@tvclube.com.br
A forte chuva que caiu sobre o Piauí durante o fim de semana arrastou carros, provocou prejuízos em residências e vitimou um homem de 37 anos, no bairro Satélite, zona leste de Teresina. O estado registrou a média de 30 mm por hora entre sábado (1º) e domingo (02).
O tenente-coronel do Corpo de Bombeiros, José Veloso, à TV Clube, deu dicas de como proceder em situações adversas e quais as ações emergenciais a serem tomadas em momentos de emergência.
José Veloso orienta que os condutores de veículos precisam exercitar a paciência e não enfrentar vias alagadas, permanecendo dentro do automóvel e esperando o nível da água baixar até que seja possível o tráfego normal.
“A recomendação é o exercício da paciência. Não tente ganhar tempo, não tente chegar naquele momento até porque o nível da água aumenta muito bruscamente. Se você estiver em uma fila de carros e o carro a frente está passando em uma condição e você está em outra, que pode ser um nível mais elevado, você pode ser arrastado”, explicou.
Em casos de enchentes, o tenente-coronel explicou que a recomendação é se agarrar a um obstáculo fixo, como placas de sinalização e postes de energia.
“Se o veículo começou a ser arrastado, você tem que fazer uma avaliação mais precisa. Certamente, do lado de fora os riscos são dobrados por conta de situações diversas. Se o carro está sendo arrastado, você também será arrastado. Se você não tiver condições de se agarrar em algum obstáculo fixo, assim o faça”, recomendou.
LEIA TAMBÉM:
Inmet emite alerta de perigo e Piauí deve registrar mais chuvas intensas neste sábado (1º)
Uma morte e cinco pessoas resgatadas em carro arrastado pela chuva em Teresina
Sob supervisão da jornalista Carlienne Carpaso.