
Thálef Santos*
thalefsantos@tvclube.com
Com a chegada do período chuvoso, é ainda mais comum o aparecimento de animais silvestres nas áreas urbanas. Nos primeiros dias de janeiro, um jacaré, uma iguana e sete cobras já estão nos relatórios de resgate do Batalhão de Polícia Ambiental de Teresina.
Os policiais ambientais explicam que os animais geralmente procuram locais de proteção ou alimento, durante a chuva, e, algumas vezes, acabam adentrando na área urbana. Eles buscam carros, casas e até objetos pessoais, como tênis, para se protegerem.
Os animais mais comuns em ocorrências durante as chuvas são os répteis, como serpentes e jacarés, geralmente encontrados próximos a rios, lagos e galerias de esgotos.
Recomendações
O tenente-coronel Carlos Teixeira, comandante do Batalhão da Polícia Ambiental de Teresina, recomenda que as pessoas mantenham distância ao encontrarem um animal silvestre para não afugentar o animal.
Em seguida, a recomendação é ligar para o número de emergência da PM, o 190, que está disponível 24h para realizar o acionamento do Batalhão da Polícia Ambiental.
Assim que acionados, os policiais vão fazer o resgate com a devida segurança.
Carlos Teixeira faz também um alerta para o perigo de tentar capturar os animais por conta própria. “Há um risco muito grande porque esses animais quando se sentem acuados tendem a se defender e atacar, causando lesões graves (nos populares)”.
O tenente-coronel explica que ao ser capturado, em caso de ferimentos, o animal ele será encaminhado ao Centro Especializado em Tratamento de Animais Silvestres (Cetas) no Zoobotânico, onde receberá tratamento e será devolvido ao ambiente adequado no momento certo.
Casos registrados quinta-feira (13)
Sete serpentes foram capturadas pela Polícia Ambiental em Teresina nesta quinta-feira (13), nos bairros Novo Horizonte, São Pedro, Ininga, Pirajá, Nova Ceasa, Buenos Aires e na Vila do Ancião.
Além das serpentes, houve o regate do jacaré no bairro Aeroporto e uma iguana no bairro Saturno nesta semana.
*Sob supervisão da jornalista Carlienne Carpaso
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!