
Pelo menos três sites do Governo do Estado do Piauí, que estavam fora do ar desde a noite de domingo (16) após uma invasão indevida com “pichação virtual”, voltaram ao ar nesta quarta-feira (19), como o do Diário Oficial, do Sistema Nacional de Emprego (Sine) e da Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi).
A Agência de Tecnologia da Informação do Estado do Piauí (ATI) informou ao Portal ClubeNews que o desligamento do sistema ocorreu após detectar a invasão indevida para preservar o ambiente virtual e evitar novos ataques.
De acordo com a ATI, os invasores apenas colocaram uma “pichação’ nas páginas informando que os site foram hackeados. A invasão não impactou nos dados dos sistemas. A previsão inicial era dos sites retornaram na terça-feira (18).
Na segunda (17), em nota divulgada à imprensa, o Governo do Piauí ressaltou “que a ATI se encontra em fase de migração de todos os portais do Governo para um novo ambiente, mais seguro e atualizado”.
“Atualmente, oito portais no novo formato, que não tiveram nenhum impacto, continuam disponíveis, como exemplo o https://portal.pi.gov.br/ati/”.