
O carro fumacê vai voltar às ruas de Teresina após o aumento do número de casos confirmados de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Neste mês de março, a cidade chegou a registrar duas mortes por Dengue, sendo uma das vítimas uma criança de nove anos.
O fumacê é uma estratégia para controlar as populações de mosquitos. Um equipamento é instalado no carro e emite uma “nuvem” de fumaça com baixas doses de um agrotóxico na tentativa de eliminar a maior parte dos mosquitos adultos presentes na região.
A Fundação Municipal de Saúde (FMS) informou que continua com as equipes de vigilância atuando na prevenção e no combate aos focos do mosquito pelas ruas da cidade.
A FMS ressalta que o “apoio da população é fundamental para evitar que objetos acumulem água parada”. Além disso, é necessários que as pessoas mantenham os ambientes limpos, sejam públicos ou privados.
SOBRE A PASSAGEM DO CARRO
“O carro circula no começo da manhã e no final da tarde, em horários apontados como mais propícios para presença do mosquito transmissor Aedes Aegypti”, informou a FMS.
No momento em que o carro fumacê estiver passando pela rua, todos devem abrir portas e janelas das residências e pontos comerciais para que o inseticida dispensado no ar possa circular dentro do ambiente, eliminando o maior número possível de mosquitos.
Nos próximos 10 dias, o carro fumacê vai passar nos seguintes locais:
Zona Sul: Bela Vista, Lourival Parente, e Santo Antônio.
Zona Leste: São João, São Cristóvão e Morada do Sol.
Zona Norte: Alto Alegre, Nova Brasília e Nova Teresina.
Zona Sudeste: Dirceu II e Parque Poty.
RECOMENDAÇÕES
Segundo a FMS, o Ministério da Saúde recomenda a utilização do carro fumacê somente nos locais onde existe alto índice de infestação do Aedes aegypti, além de casos notificados da dengue, zika, chikungunya.
A Diretoria de Vigilância em Saúde Municipal informa que, até a presente data, Teresina tem mais de 1.200 casos de dengue confirmados clinicamente.
Para as confirmações laboratoriais são enviadas amostras dos exames para o LACEN/PI – Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí.
A diretora de Vigilância em Saúde da FMS, Amariles Borba, alerta que qualquer suspeita de infecção a pessoa deve buscar por atendimento médico.
“Hidrate, hidrate e hidrate. E tem que urinar transparente feito a água que bebe. Então, se você está com dor no corpo, dor abdominal, se quando está deitado e levanta, o mundo roda, por favor, procure um serviço de saúde. Temos encontrado muitos casos graves”, explica Amariles.
LEIA MAIS