5 de julho de 2025

Criança de dois anos está isolada com suspeita de sarampo

Carlienne Carpaso

Editora
Publicado em 18/04/2022 12:40

Compartilhe:

Unidade Básica de Saúde em São Miguel do Tapuio – Foto: Prefeitura Municipal

Uma criança de dois anos está com suspeita de sarampo no Piauí. Ela mora com a família na cidade de São Miguel do Tapuio e está isolada.

A coordenadora de Epidemiologia, Amélia Costa, da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi), ressalta que o sarampo é uma doença grave e que os pais precisam levar as crianças para tomar a vacina, disponível em todas as salas de vacinação do estado.

“Já tem um registro em São Miguel do tapuio.  É uma criança com um caso suspeito de sarampo. Ela apresentou tosse, coriza, manchas no corpo”, disse a coordenadora.

Amélia Costa explica que a Sesapi recebeu a informação dessa notificação e orientou a investigação pelo Município.

Os exames para confirmar a doença já foram realizados no Piauí, mas, quando combinados com a doença rubéola, deu inconcluso para o sarampo, explica a coordenadora. Por isso, os exames feitos no Piauí foram encaminhados ao laboratório do Rio de Janeiro para a confirmação ou descarte da doença.

A coordenadora ressaltou que o Município iniciou a vacinação de bloqueio para evitar a transmissão da doença, mesmo com o exame ainda inconclusivo, como forma de prevenção.

“A doença é de alta transmissibilidade, perigosa”, diz a coordenadora. Por isso, a pessoa com suspeita precisa ficar isolada, pois pode transmitir o vírus para outras.

“A suspeita iniciou foi sarampo, mas um ponto fez a diferença, que foram as ínguas atrás do pescoço, que são características da rubéola. A criança tem IgM; anticorpo recente para o sarampo, mas o cruzamento (sarampo e rubéola) tem inconclusivo. O exame foi encaminhado para o Rio de Janeiro e estamos aguardando o resultado”.

Segundo caso

A Sesapi apura uma suspeita de segundo caso, que seria de um adulto,  também morador da na cidade de São Miguel do Tapuio. No caso desse adulto, o material para comprovação da doença ainda não foi coletado. Os dois casos não são da mesma família.

Vacinação 

Com um público-alvo composto por 76,5 milhões de brasileiros, o Ministério da Saúde iniciou no dia 04 de abril, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza e Sarampo. Com o dia “D” marcado para 30 de abril, a vacinação acontece em duas etapas e os primeiros a serem vacinados serão os idosos acima de 60 anos e trabalhadores de saúde.

A primeira etapa acontece entre os dias 4 e 30 de abril, quando os mais de 45 mil pontos de vacinação espalhados por todo o Brasil receberão o primeiro público-alvo da Campanha. Vale destacar que os trabalhadores da saúde devem receber uma dose de vacina contra a Influenza e, também, atualizar a caderneta caso não tenham tomado o imunizante contra o Sarampo.

Já a segunda etapa será realizada entre 2 de maio e 3 de junho, atendendo a crianças com idade entre 6 meses e menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias). Gestantes e puérperas, povos indígenas, professores da rede ensino pública e privada, pessoas com comorbidades e outros públicos também devem se vacinar na segunda etapa.

Gripe e Sarampo

De acordo com o Ministério da Saúde, o público infantil, composto pelas crianças com idade entre 6 meses e menores de 5 anos de idade, deve tomar uma dose dos dois imunizantes. Não há necessidade de cumprir intervalo para a aplicação das vacinas contra o Sarampo e Influenza. Dessa forma, as duas vacinas poderão ser administradas no mesmo dia.

Confira quando cada etapa será realizada e quais públicos serão atendidos:

1ª etapa – de 04/04 a 30/04

  • idosos com 60 anos ou mais;
  • trabalhadores da saúde;

2ª etapa – de 02/05 a 03/06

  • Crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias);
  • Gestantes e puérperas;
  • Povos indígenas;
  • Professores;
  • Comorbidades;
  • Pessoas com deficiência permanente;
  • Forças de segurança e salvamento e Forças Armadas;
  • Caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso;
  • Trabalhadores portuários;
  • Funcionários do sistema prisional;
  • Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;
  • População privada de liberdade.

Fonte: Ministério da Saúde

 

LEIA MAIS 

Sarampo: saiba quais são os principais sintomas e quem pode se vacinar contra a doença

Gripe e Sarampo: as dúvidas mais comuns sobre a Campanha de Vacinação do Ministério da Saúde

 

 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Twitter.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.

 

Leia também: