Emanuel Pereira*
emanuelpereira@tvclube.com.br
O fim de ano é um período bastante conhecido pela realização de festas natalinas e confraternizações. Além de compartilhar sentimentos, como a alegria e a amizade, as pessoas também não dispensam saborear as deliciosas comidas típicas deste período.
O panetone, por exemplo, é um alimento indispensável na ceia de natal. O produto de origem italiana é tradicionalmente preparado com frutas secas, mas confeiteiros e chefs de cozinha sempre usam a criatividade para elaborar novos sabores.
É o caso da Simone Mousinho, dona de uma confeitaria artesanal. A empreendedora afirma que o panetone é um item que não pode faltar em seu cardápio natalino.
“Ele é o campeão de vendas. Existe o produto tradicional e também ofereço outras opções, como o chocotone, o panetone trufado e o salgado”, disse.
A empresária também o desafio de produzir alimentos artesanais diante do alto valor dos insumos.
“O valor dos insumos pesa muito na precificação dos itens. A alternativa balancear o valor do mercado e diminuir a margem de lucro, para não pesar no bolso dos clientes”, comentou.
Questionada sobre a diferença em relação aos panetones industriais, Simone destaca a qualidade, a personalização e o afeto com o quais são feitos os produtos artesanais.
“Nenhum panetone feito por uma empreendedora é igual ao outro, porque ele não é feito para uma multidão desconhecida. Você monta o produto com base no que o cliente quer para satisfazer o desejo dele. Produtos artesanais são feitos à mão, ou seja, existe técnica e muito carinho envolvido”, finalizou.
Ou seja, adquirir panetones artesanais significa apoiar o trabalho e gerar renda aos empreendedores locais.
*Estagiário sob supervisão da jornalista Malu Barreto.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!