
Os acessos às trilhas, cachoeiras e rios na cidade de Pedro II, a 201 km de Teresina (PI), estão proibidos durante a Semana Santa. A determinação é da Prefeitura de Pedro II e foi anunciada na quarta-feira (05). Com isso, os passeios de quinta (6/04) ao domingo (9/04) estão suspensos.
A medida, segundo a gestão municipal, foi necessária “em razão das chuvas e condições meteorológicas” na região. Para a cidade, a previsão é de chuvas, pelo menos, até domingo (9). As cachoeiras na cidade recebem grande fluxo de turistas principalmente na Semana Santa, quando as cachoeiras estão cheias.
No dia 27 de março de 2023, três jovens foram resgatados da Cachoeira Urubu-Rei pelo Corpo de Bombeiro Civil. Eles foram surpreendidos com uma cabeça d’água, durante uma chuva, e não conseguiram sair sozinhos do local. As famílias estranharam o não retorno dos jovens, que ficaram por mais de 10 horas “presos” em uma parte da cachoeira até a chegada da equipe de resgate.
“Está determinada a proibição do acesso a trilhas, cachoeiras, rios, riachos, lagos e lagoas no município de Pedro II. Em razão das chuvas e condições meteorológicas, estão suspensos passeios durante toda a Semana Santa”, informou a gestão municipal, em publicação nas redes sociais da prefeitura.
PASSEIOS CANCELADOS
A suspensão dos passeios pegou os profissionais da área do Turismo de surpresa, em especial os que trabalham com os passeios até às cachoeiras.
O portal ClubeNews conversou com um desses trabalhadores, que precisou cancelar todos os passeios já marcados para o período. O guia relatou que durante os quatro dias de feriadão (quinta a domingo) iria conduzir mais de 30 pessoas às cachoeiras espalhadas pela cidade.
“Cancelei todos os passeios, mais 30 pessoas que eu iria conduzir durante esses quatro dias cancelaram sua vinda, prejudicando também a rede hoteleira da cidade. É um grande prejuízo para a cadeia do turismo”, relatou.
RESPEITAR O TEMPO
O trabalhador relata que os profissionais possuem a consciência de quando cancelar um passeio ao respeitar as condições meteorológicas, pois são treinados para isso. “Somos profissionais formados na área, sabemos quando devemos e não devemos fazer um passeio para a cachoeira”, comentou.
Ele acredita que os passeios – com guia – poderiam ser liberados apenas pelo turno da manhã, quando o clima é mais favorável.
“A meu ver não tinha problema fazer um passeio durante a parte da manhã. Aqui em Pedro II durante todo manhã e um clima favorável, a tarde que é chuvosa”, citou.
PASSEIO SEGURO
Orientações do Corpo de Bombeiros para um passeio seguro:
• Programe-se com antecedência, inclusive informe-se sobre as condições climáticas no dia do passeio e também nos dias anteriores
• Se estiver chovendo, adie o passeio
• Ir sempre acompanhado e com a orientação de um guia de turismo
• Informar-se sobre o local em termos de acessibilidade e se é apropriado para crianças, gestantes, idosos
• Use vestimentas adequadas e calçados que te deem segurança, firmeza
• Não vá descalço ou usando rasteiras, chinelos ou calçados escorregadios
• Prefira mochilas ou pochetes e mantenha as mãos livres
• Jamais consumir bebidas alcoólicas
• Avise sempre alguém sobre o passeio: dia, destino, horário
• Respeite o meio ambiente, ou seja, recolha o seu lixo
• Telefones de emergência em caso de demora no retorno da pessoa: 193, do corpo de bombeiros; 190, da polícia; e 192, do Samu
LEIA MAIS
Jovens são resgatados de cabeça d’água em cachoeira após chuva em Pedro II
Banho em cachoeiras: veja orientações para evitar acidentes e afogamentos
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
∴ Compartilhar