
Emanuel Pereira*
emanuelpereira@tvclube.com.br
A pedagoga Natalya Fortes e o piloto de avião Matheus Andrade se conheceram no curso de Gastronomia, em 2015, e começaram a namorar no ano seguinte. A experiência e a criatividade da profissional para fazer brownies e o conhecimento financeiro e administrativo do rapaz promoveram na expansão de um empreendimento lucrativo em Teresina, pelo qual comprovam que a união entre amor e negócios pode resultar em prosperidade.
O casal foi unido pela grande afinidade com o empreendedorismo. Natalya já vendia brownies quando conheceu e se tornou namorada de Matheus. A empresária de 29 anos sempre relatava sua vontade de impulsionar seu negócio e ele sempre arrumava um tempo para conceder orientações.
Ambos não concluíram o curso de Gastronomia e tomaram rumos distintos quanto à formação acadêmica. Enquanto ela estudou e se formou em Pedagogia, o empreendedor de 28 anos finalizou o curso de Administração e se tornou piloto de avião. Mesmo assim, permaneceu o sonho de construírem um negócio juntos.
“Estamos namorando há sete anos empreendendo e já enfrentamos muitas situações adversas. Minha capacidade para fazer os brownies e criar novos produtos foi alinhada com o conhecimento técnico do Matheus. Ele me explicou a importância de saber precificar os produtos e de administrar as finanças. Tudo isso permitiu alugarmos um espaço para montar a nossa loja”, disse Natalya.
COMO TUDO COMEÇOU
A iniciativa de vender brownies foi tomada por Natalya em 2014. Nesta época, ela cursava Design de Moda na universidade e levava os doces para vender aos colegas de sala e professores.
Pelo modo como armazenava os produtos, a empreendedora ficou conhecida como “a menina da cesta”.
“As pessoas me chamavam assim porque eu levava os brownies em uma cestinha de palha. Então, alunos de outros períodos começaram a me procurar e os pedidos aumentavam cada vez mais. Em determinado momento, tive de escolher entre empreender e estudar Moda, pois eu já não dava conta de tantas encomendas”, pontuou.
A empresária trancou o curso, investiu no negócio e, atualmente, sua única fonte de renda é a venda dos doces.
A DUPLA JORNADA DE MATHEUS
Matheus enfrenta a dificuldade de conciliar seu ofício como piloto de avião às suas funções administrativas na empresa. A dupla jornada de trabalho é cansativa, mas gratificante.
Ele faz questão de acompanhar a evolução da empresa, mesmo quando não está em Teresina.
“Quando eu estou na capital, é mais fácil dar conta de tudo. Às vezes, fico mais de 10 dias fora da cidade devido às viagens e, para ficar a par da situação da empresa, permaneço em contato com ela e, se necessário, presto orientações”, relatou Matheus.
Natalya reforça o quanto seu namorado é indispensável à expansão da produção e venda de brownies.
“Quando ele não está aqui, eu tenho que produzir, entregar e atender os clientes. Além de ajudar na parte administrativa e financeira, o Matheus também é responsável pelo atendimento e entrega dos pedidos quando está em Teresina. Ele resolve toda a parte burocrática da empresa”, concluiu.

*Estagiário sob supervisão da jornalista Malu Barreto