Três pessoas morreram após contraírem dengue em Baixa Grande do Ribeiro, a 586 km de Teresina, informou a Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) nesta terça-feira (25).
Segundo a Sesapi, o município apresenta ainda 14 pacientes com sintomas graves até o momento. Os números foram divulgados no boletim da 28ª semana epidemiológica deste ano.
A incidência de casos suspeitos chama a atenção devido à redução de 78% em relação à quantidade de notificações de dengue em todo o estado no ano passado.
Diante desse cenário, a Secretaria reforçou as ações de enfrentamento à doença na região Sul do Piauí. Os trabalhos são coordenados pelo diretor do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-PI), Fabrício Amaral.
“Retiramos as amostras de alguns pacientes para analisar o perfil do vírus no laboratório em Teresina. Queremos entender a situação de saúde pública de Baixa Grande do Ribeiro”, afirmou o diretor.
O técnico de arboviroses da Coordenação de Vigilância Ambiental da Sesapi, Francisco Moraes, visitou locais de possíveis criadouros dos mosquitos para demonstrar aos agentes de endemias do município como acabar com esses focos e prevenir o aparecimento de futuros locais.
“A maioria dos focos está no entorno da cidade. Precisamos de uma integração dos agentes de saúde e dos agentes de endemias para o combate desses focos a fim de fazermos a notificação desses casos no sistema e termos um controle maior”, explicou.
A pasta também reforçará as ações no Hospital Regional Senador Dirceu Arcoverde, em Uruçuí, e do Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano, para realização de exames, condutas médicas e atendimento de pacientes com suspeita da doença naquela região.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
∴ Compartilhar