![](http://portalclubenews.com/wp-content/uploads/2024/01/delegado.jpeg)
O principal suspeito de ser o mandante do assassinato da blogueira Samynha, morta no dia 1º de outubro de 2023, tinha fotos de um delegado da Polícia Civil do Piauí armazenadas no celular. Em algumas imagens, a esposa do delegado também estava presente.
O suspeito, identificado apenas como Herbertt, morreu, na quarta-feira (10), após ser preso pela equipe do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO).
Conforme divulgado pelo Draco, o investigado estava na sede do Draco quando começou a passar mal; ele chegou a ser socorrido, mas faleceu. Não há informações oficiais sobre a causa da morte.
O delegado Charles Pessoa, coordenador do Draco, informou que as imagens foram encontradas no aparelho celular do suspeito ontem (10).
“Temos que analisar e trabalhar essas informações para adotarmos todas as providências. Como a gente teve conhecimento só ontem (10), já no final do dia, temos que ter mais detalhes. O delegado é uma pessoa pública, o Instagram dele tem imagens com a esposa; nós que trabalhamos combatendo facções criminosas, temos que redobrar a atenção”, detalha.
Morte de Herbertt
Durante a prisão, Herbertt esboçou reação e quebrou duas algemas. Por isso, teve que ser contido várias vezes pelos policiais. Ele estava alterado e possivelmente sob uso de narcóticos, podendo ter sido uma das causas da morte.
“Eu nunca tinha visto isso no contexto da segurança pública. Trabalho com a polícia por 15 anos; a gente atua muito nesta parte de condução de presos. Ele demonstrava um nível de agressividade muito grande. Tentou tomar a arma dos policiais. Acreditamos que, além da violência, ele também estava sobrefeito de entorpecentes. Adotamos todos os procedimentos legais. Ele foi levado para o Draco e lá ele passou mal e faleceu”, detalha.
Líder de facção
Conforme Charles Pessoa, as investigações apontam que Herbertt estava envolvido diretamente em decisões relacionadas ao Tribunal do Crime em razão da disputa territorial entre facções criminosas.
“Fomos dar cumprimento a uma busca e apreensão e prisão desse indivíduo, ele exercia uma função de alta liderança na facção criminosa. Inclusive, era um dos responsáveis por decidir quem seria morto pela facção. Já respondia uma ação penal por homicídio e tinha outros inquéritos em andamento”, explica.
Segundo o delegado, no dia 4 de janeiro deste ano, o carro de modelo Gol alvejado por tiros na Avenida Pedro Freitas, na zona Sul de Teresina, seria o mesmo carro utilizado por Herbertt no dia do crime de Samynha.
Morte de blogueira
Cinco suspeitos de matar a blogueira Sâmia Silva, conhecida como “Samynha”, de 21 anos, foram presos em Teresina (PI) no decorrer da investigação do homicídio. Ela estava em uma moto quando foi perseguida e morta a tiros na avenida João XXIII, na zona Leste da capital piauiense. Antes de ser morta, a vítima estava com amigas em um clube.
Até esta quinta-feira (11), cinco pessoas foram presas em cumprimento de mandado temporário. O assassinato da blogueira decorreu de briga entre facções criminosas, segundo a Polícia Civil do Piauí. Das cinco pessoas presas, três são homens e duas são mulheres.
Herbertt, que morreu na sede da DRACO, seria a sexta pessoa presa. Ele já era investigado pelo Draco por outros crimes.
“Eles fizeram todo o levantamento da Sâmia, com a participação das companheiras que já tinham se relacionado com outros membros de facção. O Herbertt teve grande participação. Esse indivíduo já era investigado pelo Draco. Ele era considerado um dos principais líderes dessa facção criminosa em liberdade”, disse o delegado.
ESQUEMA
A delegada da Delegacia de Feminicídio, do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), confirmou que novas prisões vão acontecer. “Será divulgado mais um envolvido que se encontra na situação de foragido (João Gabriel) e está com o mandado de prisão em aberto. A motivação do crime foi briga de facção”, pontuou.
Segundo a delegada, o Herbett conduzia um veículo gol, que acompanha os executores. “A execução foi realizada por dois indivíduos em uma motocicleta, mas esse veículo gol prestou apoio. Dentro deste gol, o executor teria tido acesso a essa arma, utilizada no crime, tanto que foi constatada a propriedade dessa arma de Felipe, que encontrasse preso. Através da micro comparação balística de um estojo encontrado na busca e apreensão durante a prisão de Felipe, houve a comparação desse estojo da casa dele com o estojo encontrado o local do crime”, acrescentou a delegada.
“Nós temos uma prova técnica que nos dá a arma utilizada, que é propriedade de Felipe, e teria sido fornecida por Herbett para o executor que estava na motocicleta, que está preso e tem o nome de David”.
Conforme Figueiredo, “Israel é outro faccionado que estava na companhia de Felipe no El Dorado, (ele) participou de forma indireta da morte da decisão da morte da Sammya”.
As mulheres suspeitas de participar no crime foram identificadas como Fracilda e Vitória, que são companheiras de Felipe e Israel. “Através das investigações vimos que elas teriam também participação no fato, tanto que foi representado a prisão das duas. Samya foi atraída, sim, (ao local do crime)”.
A delegada afirma que na conclusão do inquérito mais detalhes serão divulgados no relatório final.
LEIA MAIS
Polícia prende suspeitos de matar blogueira Samynha em Teresina
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
∴ Compartilhar