
O governador Wellington Dias (PT), presidente do Consórcio Nordeste, confirmou que o Instituto Butantan e a Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) vão celebrar contrato para compra de 500 mil doses extras de vacina. Atualmente, o instituto produz a CoronaVac. A previsão é das primeiras doses chegarem ao estado no mês de setembro.
A confirmação ocorreu durante a assinatura da ordem de serviço para reforma do Parque Potycabana, em solenidade realizada nesta segunda-feira (16), data em que se comemora os 169 anos de Teresina. O parque está localizado na zona Leste da cidade.
O governador comentou que o Instituto Butantan vai encerrar agora no mês de agosto um contrato para 100 milhões de doses com o Ministério da Saúde.
“Com base nisso, o (Butantan) anunciou que estaria livre para tratar direto com os Estados em relação às doses que ele vai seguir produzindo. Então, neste caso, vários Estados se apresentaram, o Piauí também; conseguimos reserva para essas 500 mil doses previstas para setembro, junto com o doutor Dimas Covas, que representa o Butantan, agora a ser celebrado com a Secretaria de Saúde do Piauí”.
A contratação com o Butantan acontece após suspensão da compra da vacina Sputnik V. No dia 5 de agosto deste ano, o governador anunciou que o acordo de 37 milhões da Sputinik com o Fundo Soberano Russo estava suspenso diante das novas limitações impostas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Até outubro
Com a chegada das novas doses, o governador voltou a reafirmar a previsão de ter toda a população com mais de 18 anos vacinada pelo menos com a primeira ou com dose única da vacina até outubro.
“Nós fizemos uma opção de compra com o Butantan. Devemos, agora em setembro, receber uma cota extra do Piauí para 500 mil doses. Infelizmente, ainda está travada a parte da Sputnik, mas com essa do Butantan garante uma condição da gente acelerar a vacinação. O objetivo é garantir que a gente tenha toda a população com mais de 18 anos vacinada até o mês de outubro”.
Vacinômetro – 16 de agosto às 12h45
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
