Em Teresina, ex- presidente Lula diz que a Educação no Piauí é exemplo a ser replicado

Lula recordou a primeira vez que esteve no estado em 1980 e elogiou as transformações sociais.

Ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva – Foto: Andrê Nascimento/G1 PI

O ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva afirmou que a Educação no Piauí é exemplo de transformação e inspiração aos demais estados. Lula participou da solenidade de inauguração da reforma e ampliação do CETI Pedra Mole, na zona Leste de Teresina, na manhã desta terça-feira (17).

Lula recordou a primeira vez que esteve no estado em 1980. “Ouvir falar no Piauí, há 40 anos, era ouvir falar de pobreza, de fome”. Ele citou o lançamento do programa Fome Zero, na cidade de Guaribas, e ressaltou que o governador Wellington Dias conseguiu um milagre ao levar a educação aos 224 municípios. “Vocês fizeram uma segunda revolução nesse estado”.

“O Piauí é um dos estados que a educação mais cresce, com a melhor qualidade de ensino, do infantil ao superior. É o estado que mais pensa no futuro da educação. Eu nunca mais vou te chamar de ‘índio’ (em referência ao governador), vou chamar de doutor governador; você vai ensinar os outros governadores a governar os estados. O Wellington entra para a história como um dos mais importantes governadores de estado”.

Ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva – Foto: Andrê Nascimento/G1 PI

O governador Wellington Dias recordou os seus anos de estudo e a vida no interior do estado, na região de São Miguel do Fidalgo, e afirmou que a história do ex-presidente é inspiradora.

Dias declarou que o compromisso do Lula com o Brasil ensina que a Educação é a porta segura para a erradicação da pobreza. “Compromisso de colocar os mais pobres no orçamento público”.

Wellington Dias ressaltou os programas do estado que incentiva a formação educacional, citando, por exemplo, que o Piauí é um dos primeiros estados brasileiros a ter educação superior em todos os municípios.

“Hoje a mensagem é de gratidão. O senhor (Lula) inspira a mim e a milhões de pessoas no Brasil e no mundo. Por isso,  queriam tirar o seu direito de ter voz, o direito de ir e vir. O senhor representa um perigo para aqueles que não querem que o pobre tenha vez”.

Ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva – Foto: Andrê Nascimento/G1 PI

Aos alunos

O ex-presidente Lula em pronunciamento relatou que a maior herança que os pais querem deixar para os filhos é uma boa educação. Ele pediu que os adolescentes e jovens escutem mais os pais, pois, de fato, a educação transforma vidas, como aconteceu com ele.

“Quando a gente tem 16 anos, 20 anos, muitas vezes, a gente não dá importância para os nossos pais. Eu queria contar uma coisa para vocês. Se houvesse uma pesquisa, na casa de cada um, vocês podem ter certeza que os pais iam querer deixar a educação para o filho, que ele se formasse, tivesse uma profissão. Esse é o maior sonho de todo pai, de toda mãe, pelo menos de toda mãe e todo pai que gosta e fica preocupado com o futuro do filho”.

Lula declarou que é filho de mãe analfabeta e foi o primeiro a conseguir um diploma entre os oito irmãos vivos. Ele ressaltou que a Educação foi fundamental para se tornar presidente da República.

“Por causa do diploma, entrei para o sindicato e virei presidente. Quero chamar a atenção de vocês, tem que aproveitar com muito carinho. O governador só abre as portas, mas vai depender da vontade de vocês”.


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 



∴ Compartilhar