Atualizada às 14h
“Não estou falando como candidato. Não decidi candidatura. Vou viajar pelo Brasil e voltar a conversar com a sociedade”, disse o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, que continua em Teresina e, nesta quarta-feira (18), recebeu jornalistas em coletiva de imprensa em hotel na zona Sul de Teresina. Lula iniciou uma agenda de visitas ao Nordeste do país.
Lula foi questionado sobre o relacionamento com o ministro da Casa Civil, o piauiense Ciro Nogueira (Progressistas), que já foi aliado do ex-presidente na época do governo Dilma Rousseff.
“Eu não sei por quanto tempo o Ciro ficará com (Jair) Bolsonaro e acredito que esse casamento será mais curto do que se imagina. Quando a gente casa, honramos compromisso. E o Ciro fez isso com Bolsonaro. O Bolsonaro tratou Ciro como um Deus para dar sustentação ao seu governo”, declarou o ex-presidente.
O ex-presidente também avaliou a atual polarização da política e as eleições no próximo ano, incluindo a sua possível candidatura.
“Nós temos de um lado uma candidatura que representa a democracia e de outro lado o fascismo. Peço a Deus que existam outras candidaturas, de outros partidos. Eu já disputei campanha com (Fernando) Collor e FHC (Fernando Henrique Cardoso). O ódio começou na campanha da Dilma contra o Aécio Neves. Essa rixa começou a partir daí. O (Jair) Bolsonaro conseguiu passar para a sociedade que ele era o novo após 28 anos de deputado federal. Ele era um político insignificante”.
Em viagem pelo Nordeste, Lula disse que quer despertar neles (brasileiros) a capacidade de dialogar. De Teresina, ele segue para o estado do Maranhão nesta quarta-feira (18).
Lava Jato
Durante a coletiva, o ex-presidente falou sobre seus processos criminais arquivados e criticou a atuação do ex-ministro Sérgio Moro na condução do processo criminal contra o petista. Em 2018, os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiram pela rejeição do pedido de registro de candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Presidência da República.
Na época, os ministros acolheram contestação do Ministério Público, que apontou a inelegibilidade do petista com base na Lei da Ficha Limpa. “Se vocês atentarem para a minha condenação, eu fui condenado pelo crime de fato indeterminado. Ele não sabia do meu crime e disse que eu cometi esse crime”, disse Lula.
CEIR
O ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva continua com agenda por Teresina e visitou, na manhã desta quarta-feira (18), o Centro Integrado de Reabilitação (Ceir). Após visita, Lula concede, neste momento, uma coletiva de imprensa em hotel na zona Sul de Teresina.
O ex-presidente visitou o CEIR e elogiou a ala pós-Covid, que oferece tratamento gratuito para as pessoas que estão com sequelas das doença.
“É de dar inveja. Sou de uma geração que falar do Piauí era falar de pobreza, fome, evasão escolar. Era essa a imagem do Piauí. E eu vim agora em 2021 fazer uma visita em um hospital que igual só tem oito no Brasil, dos quais 3 estão aqui”, disse.
Lula prestou homenagem às vítimas da Covid-19 e às famílias que perderam parentes para a doença.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
∴ Compartilhar