
A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) confirmou a existência de mais 100 casos suspeitos da variante Delta no estado. As amostras foram encaminhadas à Fundação Oswaldo Cruz, de Pernambuco, para realização do exame de sequenciamento genético para a confirmação ou não da presença da variante no estado.
Na tarde desta segunda-feira (23), o superintendente de Atenção Primária à Saúde, Herlon Guimarães, informou que o caso suspeito em São João do Piauí foi descartado, mas admitiu a presença de novas possibilidades da variante no estado.
“Existem outros 100 casos que nós já enviamos para a Fiocruz de Pernambuco para que a gente possa ter o mais rápido possível essa avaliação. A vigilância continua. Ela não vai parar para que a gente possa sempre estar informando a nossa população”, disse o superintendente.
Segundo Herlon Guimarães, o caso do morador de São João do Piauí também foi encaminhado à Fiocruz para nova confirmação. “Na verdade, o Lacen está em posse de um kit em que ele faz uma triagem para a variante Delta. E esse exame foi realizado na última sexta-feira e nós tivemos um descarte por parte do Lacen em relação à variante”, destacou.
Dados Covid-19
O Piauí registrou mais 100 casos confirmados da Covid-19, somando 314.921 infecções pelo novo coronavírus desde o início da pandemia, em março de 2020, no estado. Os dados são do boletim da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi), divulgado na noite de domingo (22). O estado já registra 6.927 mortes pela doença.
Dos 100 novos casos registrados do domingo (22), “49 são mulheres e 51 são homens, com idades de quatro a 85 anos”.