26 de agosto de 2025

Prefeitura assumirá mais de 50% do sistema de transporte, diz Dr. Pessoa

Jonas Carvalho

Repórter
Publicado em 25/08/2021 15:50

Compartilhe:

Foto: Divulgação/ Prefeitura de Teresina

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (MDB), recebeu o relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do transporte público, na manhã desta quarta-feira (25), no Palácio da Cidade. Dr. Pessoa foi incisivo ao dizer que o novo sistema terá gestão compartilhada entre o setor público e privado.

O chefe do Executivo pediu tempo para analisar o conjunto de sugestões enviadas pelo legislativo municipal para resolver o impasse no serviço. No entanto, adiantou que a Prefeitura Municipal será responsável por mais da metade da frota de ônibus do município.

“Eu tentei que essa situação fosse resolvida lá no início desta administração por duas ou três vezes. Para bem servir a população de Teresina, 50% mais um vai ser produzido pelo Poder Executivo de Teresina porque a sociedade quer para poder testar a capacidade do gestor maior. O secretariado quer e o poder legislativo também aponta para esse sentido”, disse o prefeito.

Segundo Dr. Pessoa, as estratégias traçadas para contornar os problemas do transporte coletivo estão sob competência do superintendente da STRANS, major Cláudio Pessoa Lima.

“Ele já me deu algumas informações quanto a isso. Nós estamos seguros que o transporte de Teresina será melhor, de maneira híbrida. Mas a bilhetagem e outras tratativas cabem ao poder executivo”, afirmou.

O que diz o SETUT

A representante do Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (SETUT), a advogada Naiara Moraes, reiterou a necessidade de diálogo entre as empresas e a gestão municipal em busca de um consenso. Naiara Moraes acredita que o contrato possa ser repactuado.

“O que é preciso deixar claro é que não existe uma solução milagrosa para essa questão. É uma frente de diversas ações e claro, em relação à bilhetagem, nós estamos dispostos a dialogar sobre todas essas questões para que no final tenhamos uma repactuação do contrato administrativo e condições de efetivar uma melhor qualidade de serviço”, disse.

A advogada ressaltou a importância da Prefeitura na tomada de decisões pontuais para a resolução dos problemas. “Nós entendemos que ele [o relatório] seja encaminhado ao prefeito de Teresina para que ele sim possa tomar as medidas que são indispensáveis para que nós tenhamos melhorias”, finalizou.


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também: