
Nesta quarta-feira (22), o governador do Piauí, Wellington Dias (PT), participou de solenidade para oficialização da compra direta de doses da CoronaVac entre cinco estados brasileiros e o Instituto Butantan. Na ocasião foi anunciado que o Piauí deve receber 500 mil doses da vacina, com entrega imediata de 200 mil.
A solenidade aconteceu na capital paulista, onde foi assinado o termo de cooperação com o governador de São Paulo, João Dória (PSDB). Além do Piauí, também serão entregues 2 milhões de doses para os estados do Ceará, Pará, Espírito Santo e Mato Grosso. A compra não envolveu o Ministério da Saúde.
“Foi um passo que sonhamos e trabalhamos há muito tempo para garantir um aumento dessa remessa, que é abaixo da proporção, para ampliarmos a vacinação. Independente de partidos e das disputas políticas, buscamos nos integrar num único objetivo, que é salvar vidas, o pacto pela vida. Escolhemos corajosamente seguir a ciência”, disse Wellington.
Ainda segundo o chefe do Executivo, outros estados afetados pela defasagem de doses também farão a aquisição com o Butantan. “O Plano Nacional de Imunização tem uma defasagem com vários estados, nós ainda temos muita gente que precisa tomar a primeira dose, outros que precisam tomar a segunda ou reforço. Fizemos várias tentativas de suprir essa falha e encontramos várias barreiras, por isso hoje é um dia histórico”, explicou.
O contrato de 100 milhões de doses do Instituto Butantan junto ao Governo Federal foi finalizado no dia 15 de setembro. A partir de agora os estados podem efetuar a compra de vacinas diretamente com o Instituto.
“A razão que traz governadores de diferentes regiões do Brasil a São Paulo, é a mais nobre: é celebrar a compra da vacina Coronavac produzida pelo Instituto Butantan para salvar vidas e proteger a saúde das suas populações”, destacou o governador João Dória.
Novas doses devem acelerar imunização de adultos e idosos
Segundo o secretário Florentino Neto, que acompanhou o governador Wellington Dias em São Paulo, Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) quer destinar parte da Coronavac para incrementar a vacinação dos adultos e idosos e usar o imunizante Pfizer para os adolescentes de 12 a 17 anos.
Para o gestor, a vinda desse lote de vacinas vai trazer mais tranquilidade para imunizar a população piauiense. “A chegada dessas doses vai permitir uma maior celeridade à nossa campanha de vacinação”, disse.
Também participam da solenidade em São Paulo, os governadores Camilo Santana (Ceará), Helder Barbalho (Pará) e Renato Casagrande (Espírito Santo). Durante coletiva, o governador Wellington Dias destacou que o objetivo de todos os estados é alcançar um percentual acima de 80% da população vacinada.