Mais de 57 mil famílias do Piauí estão fora do Bolsa Família

Em ofício enviado ao presidente Jair Bolsonaro, o governador Wellington Dias afirma que 57.353 famílias do Piauí são elegíveis e ainda não recebem o benefício.

Programa Bolsa Família. (Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado)

Kelvyn Coutinho
kelvyn@tvclube.com.br

Nesta quarta-feira (6), o governador Wellington Dias (PT) encaminhou ofício ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) solicitando que o governo federal zere a fila do Bolsa Família no Piauí.

No documento, o governador, que também é presidente do Consórcio Nordeste, destaca o aumento da quantidade de pessoas em pobreza extrema, situação agravada pela pandemia.

“Como é do conhecimento de Vossa Excelência, a quantidade de pessoas em situação de pobreza no Brasil tem aumentado drasticamente, agravada ainda mais em virtude da pandemia. Esta é considerada a pior crise sistêmica já vivida no planeta desde a criação das Nações Unidas, com uma pandemia que vem atingindo a população mundial de forma desproporcional, aprofundando desigualdades”, disse Wellington.

O chefe do Executivo menciona no ofício que, de acordo com levantamento atualizado pela Câmara Técnica de Assistência Social do Consórcio Nordeste, 881.748 famílias nordestinas que preenchem os critérios de elegibilidade do Bolsa Família ainda não são contempladas pelo benefício, sendo que 57.353 são famílias piauienses.

“Existem no Brasil 2.415.973 famílias que preenchem os critérios de elegibilidade e até o momento não conseguiram ter acesso ao Programa Bolsa Família. Destas, 881.748 famílias estão no Nordeste, o que representa 36% do total”, afirmou o governador, acrescentando que a fila de espera do programa, na região Nordeste, aumentou 25% de fevereiro a julho de 2021.

O documento cita ainda que, anteriormente, as inserções das famílias no Bolsa Família não vinham se dando de forma proporcional, sendo necessário que a gestão federal administre a concessão dos benefícios de forma isonômica e assegure a entrada de acordo com a demanda nos estados.

“Diante dos dados apresentados verifica-se a urgente necessidade de implementação de ações para zerar a fila de espera do Programa Bolsa Família, devendo o Estado garantir o direito de todo cidadão que necessitar acessar”, completou o presidente do Consórcio Nordeste.

📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 



∴ Compartilhar