7 de julho de 2025

Falta de energia elétrica prejudica produtores de cinco municípios

Malu Barreto

Publicado em 23/10/2021 11:02

Compartilhe:

Malu Barreto
malubarreto@tvclube.com.br

A zona rural de cinco municípios piauienses está sem abastecimento regular de energia elétrica e produtores e pecuaristas de Santa Cruz dos Milagres, Elesbão Veloso, Aroazes, São Felix, São Miguel da Baixa Grande estão sofrendo com os prejuízos.

Segundo o pecuarista de Santa Cruz dos Milagres, Maurício Monteiro a falta de energia está afetando o abastecimento de água, pois na zona rural, todo o abastecimento é feito através de poço, mas as bombas funcionam a energia elétrica e com a oscilação é impossível puxar a água.

“A alimentação dos animais e a irrigação do campo está sendo prejudicada. A energia oscila muito e os equipamentos estão queimando. É um prejuízo sem tamanho”, frisou.

Ainda segundo Maurício, em um grupo de whatsapp em qual faz parte, há cerca de 70 pessoas, todas com o mesmo problema e afirmou ainda que as pessoas não estão tendo condição de encher a caixa d’água para consumo humano, porque a bomba não funciona por causa da baixa tensão de energia.

“Apenas na madrugada, depois de 2 horas da manhã é que consegue ter água. Habitantes das cidades da região também sofrem com a escassez de água e até de combustível por falta de energia. Um produtor da região entrou em contato com a Aneel e recebeu como resposta que a Equatorial informou que o restabelecimento de energia já foi feito, o que é mentira”.

Outro produtor rural de Santa Cruz dos Milagres, Felipe Barçante afirmou que os problemas com a energia pioraram desde julho e que não consegue puxar a água nem para a comunidade e nem para os animais.

“Estamos a maioria das vezes sem energia e quando tem é oscilando. A população tá tendo que pegar água em olho d’água. Como produtor rural não estou conseguindo produzir, porque não consigo fazer o básico que é irrigar”

Produtor em Elesbão Veloso, Luís Feitosa, também reclamou da precariedade do fornecimento da energia elétrica. “O problema da energia na nossa região é muito sério, tem uma oscilação muito grande tipo, hora tá muito forte, hora tá muito fraca, então quando tá muito forte queima equipamentos e quando tá muito fraca não funciona nem um ventilador por exemplo.”

Os produtores ingressaram com uma reclamação/denúncia no Ministério Público do Piauí e aguardam providências

“Já vimos que resposta sem compromisso é dada pela Equatorial até para a ANEEL. Espero que a interligação com a subestação de Valença, que penso ser um paliativo, resolva, caso contrário estaremos em maus lençóis. Queremos produzir e para isso precisamos de energia elétrica de qualidade”, finalizou o pecuarista.

Leia também: