COE emite parecer técnico e orienta quarentena de 10 a 20 dias para alunos infectados pela Covid

O documento orienta que, com o retorno 100% presencial das aulas no Piauí, as escolas devem seguir uma série de protocolos para evitar novos casos da doença.

COE emite parecer técnico reforçando medidas a serem adotadas no retorno presencial das aulas no Piauí. (Foto: Seduc)

Kelvyn Coutinho
kelvyn@tvclube.com.br

O início da retomada total das aulas presenciais nas escolas públicas e privadas do Piauí completa uma semana nesta segunda-feira (25). Com isso, o Comitê de Operações Emergenciais (COE) emitiu um parecer técnico, reforçando as medidas a serem adotadas em caso de alunos e professores serem infectados pela Covid-19.

O documento estabelece que as escolas devem separar uma sala ou uma área para isolar pessoas que apresentem sintomas na instituição até que possam voltar para casa.

No que se refere ao período de afastamento dos alunos com diagnóstico positivo para Covid-19, o COE orienta que: pacientes assintomáticos não gravemente imunossuprimidos devem ficar afastados por 10 dias após a data do 1º teste RT-PCR positivo; pacientes assintomáticos e gravemente imunossuprimidos por 20 dias; pacientes com quadro leve a moderado por 10 dias desde o início dos sintomas; pacientes com quadro grave ou gravemente imunossuprimidos por 20 dias desde o início dos sintomas.

Além disso, as instituições devem manter o distanciamento de 1,5m e orientar os alunos a reduzir a aproximação e o contato com as pessoas. O distanciamento deve ser mantido inclusive nas atividades de educação física, as quais devem ser realizadas, preferencialmente, ao ar livre.

“O retorno das aulas presenciais deverá ser monitorado e reavaliado de acordo com os critérios de segurança sanitária estabelecidos no Decreto Estadual nº 20.036/2021, podendo ser restringido caso a situação epidemiológica não seja favorável”, menciona o COE.

O documento cita ainda que o descumprimento das medidas caracteriza infração sanitária, devendo ser o estabelecimento de ensino notificad e/ou autuado pela Vigilância Sanitária com abertura de processo administrativo sanitário.

Retorno gradual das aulas presenciais

As aulas presenciais da rede pública estadual aos alunos do 3° ano do Ensino Médio retornaram nesta segunda-feira (18). Quase 230 mil alunos em mais de 600 escolas do Piauí voltaram às salas de aula. O ensino presencial estava suspenso desde março de 2020 após o início da pandemia da Covid-19.

A volta às aulas ocorre de forma gradativa, obedecendo a um cronograma estabelecido pela Seduc: 18 de outubro 2021: 3ª série do Ensino Médio, em todas as modalidades e suas respectivas etapas; 25 de outubro: estudantes do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental; 1° de novembro: 1º, 2º, 3º, 4º, 6º, 7º, 8º anos do Ensino Fundamental e 1ª e 2ª séries do Ensino Médio.

📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 



∴ Compartilhar