Uma solução de uso oral à base de canabidiol (CBD) é o mais novo produto à base de cannabis liberado no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Segundo a Resolução RE nº 4.067 da agência, publicada nesta sexta-feira (29), o produto será fabricado na Colômbia. O medicamento tem concentração de 50 miligramas por mililitro (mg/ml), com até 0,2% de tetraidrocanabinol (THC).
Com a autorização, o produto, que passa a ser o quarto com esse princípio ativo liberado no país, poderá ser importado já pronto para uso e a distribuição e comercialização iniciada em farmácias e drogarias, a partir da prescrição médica por meio de receita do tipo B (de cor azul).
A licença tem validade por 24 meses. “O produto à base de canabidiol aprovado pela Anvisa é prescrito quando estiverem esgotadas outras opções terapêuticas disponíveis no mercado brasileiro. A indicação e a forma de uso do produto são de responsabilidade do médico prescritor, sendo que os pacientes devem ser informados sobre o uso do canabidiol”, destacou a Anvisa em nota.
Projeto de Lei no Piauí
O deputado estadual Ziza Carvalho (PT) apresentou um projeto de lei que trata do uso da Cannabis sativa em estudos científicos para fins medicinais. A matéria será analisada na Comissão de Constituição de Justiça (CCJ) na próxima semana.
“Essa é uma matéria importante sobre a saúde pública, que é difundida em todo o mundo e que não deve ser confundida com as discussões sobre a criminalização ou sobre o uso recreativo da Cannabis sativa. Infelizmente, ainda há preconceito sobre o tema. Acredito que haverá uma melhor compreensão, quando o assunto for debatido em audiência pública com a participação de familiares de pacientes, pesquisadores e médicos”, declarou Ziza.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
Fonte: Agência Brasil