
Kelvyn Coutinho
kelvyn@tvclube.com.br
Os casos de dengue voltaram a crescer no Piauí. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), já houve um aumento de 55,2% em relação ao ano passado.
Em entrevista à TV Clube, o superintendente de Entomologia da Sesapi, Ocimar Alencar, afirmou que de janeiro a outubro deste ano, foram registrados 3.264 casos de dengue no estado, enquanto no mesmo período de 2020 foram registrados 2.103 casos.
Segundo o superintendente, os municípios que registraram a maior incidência de casos de dengue são: Geminiano, Santa Luz, Palmeira do Piauí, Gilbués e Domingos Mourão.
Além do aumento dos casos de dengue, o Piauí registrou aumento dos casos de chikungunya, vírus transmitido também pelo Aedes aegypt.
De acordo com Ocimar Alencar, de janeiro a outubro de 2021 foram registrados 193 casos da doença, enquanto no mesmo período do ano passado foram registrados 172, um aumento de 12,2%.
Sintomas
Tanto a dengue quanto a chikungunya e a zika, outra doença causada pelo Aedes aegypti, podem vir acompanhadas de febre, dor de cabeça e manchas vermelhas pelo corpo, mas há alguma diferença entre elas. No caso da dengue, costuma haver uma dor atrás dos olhos. A chikungunya pode provocar dor e inchaço nas articulações. A zika, por sua vez, pode causar febre baixa e vermelhidão nos olhos.
Como prevenir
Especialistas afirmam que a melhor prevenção é interromper o ciclo de reprodução do mosquito transmissor. Para isso, algumas medidas importantes podem ser tomadas:
1 – Mantenha bem tampados: caixas, tonéis e barris de água.
2 – Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre bem fechada.
3 – Não jogue lixo em terrenos baldios.
4 – Se for guardar garrafas de vidro ou plástico, mantenha sempre a boca para baixo.
5 – Não deixe a água da chuva acumulada sobre a laje.
6 – Encha os pratinhos ou vasos de planta com areia até a borda.
8 – Se for guardar pneus velhos em casa, retire toda a água e mantenha-os em locais cobertos, protegidos da chuva.
9 – Limpe as calhas com frequência, evitando que galhos e folhas possam impedir a passagem da água.
10 – Lave com frequência, com água e sabão, os recipientes utilizados para guardar água, pelo menos uma vez por semana.
11 – Os vasos de plantas aquáticas devem ser lavados com água e sabão, toda semana. É importante trocar a água desses vasos com frequência.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!