Malu Barreto
malubarreto@tvclube.com.br
Quem estava na praia do Coqueiro, em Luís Correia na manhã desta terça-feira (02), pôde ver mãe e filhote de peixe-boi que passaram pelo litoral piauiense.
Os animais estavam próximo à costa, o que é comum, segundo a bióloga e coordenadora do Projeto Pesca Solidária- Comissão Ilha Ativa, Liliana Souza.
“Pelas primeiras informações, achávamos que pudesse ser a Pintada, fêmea de peixe-boi marinho, monitorada pela Aquasis-CE, que perdeu o transmissor via satélite, e estamos todos em busca dela, mas acreditamos que seja do grupo de animais que habitam a área de Luís Correia, onde possui características ambientais favoráveis a presença desses indivíduos, como a presença de olho d’água na Carnaubinha”, explicou.
A bióloga contou que existe uma extensão bem grande de bancos de alimentação no litoral piauiense, com uma diversidade grande, o que favorecem para a presença desses animais.
“Os peixes bois são animais costeiros, é comum avistá-lo nessas áreas de banho, com águas tranquilas como estuário”.
O vídeo que registra a passagem da mãe e filho foi feito por um colaborador do projeto que estava na praia.
Peixe Boi procurada
A bióloga contou que existe um peixe boi fêmea, chamada Pintada, que foi solta após anos em cativeiro e perdeu o transmissor.
Pintada tem o número 3 na altura da cabeça e Liliana fez um apelo para quem avistar o animal que entre em contato com a equipe da AQUASIS através dos telefones (85) 99188-2173 ou (85) 99800-0109.
“Peixe-boi precisa de todo cuidado e conservação, pois são espécies guarda-chuva, onde outros animais, inclusive o homem, precisa deles e é o mamífero marinho mais ameaçado de extinção do Brasil. Quem ver a Pintada em algum lugar, a gente pede que entre em contato”, frisou.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
∴ Compartilhar