
Jonas Carvalho
jonascarvalho@tvclube.com.br
O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), afirmou que a ausência do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climática (COP26), em Glasgow, na Escócia, é um retrocesso para o país.
Em entrevista ao portal ClubeNews, Wellington Dias criticou o chefe do Palácio do Planalto e destacou como retrocesso a decisão do presidente em não participar do encontro.
Jair Bolsonaro encaminhou uma mensagem de vídeo à COP26. No entanto, a gravação não foi exibida aos líderes mundiais.
“Isso é muito ruim pela importância que tem o Brasil nesse processo. O Brasil construiu uma ideia que conseguiu reduzir desmatamento e cumprir as metas. Agora, a partir desses últimos anos, nós temos aí aí retrocesso. O que queremos lá é dizer que o país é o mesmo e que os compromissos são os mesmos”, disse o governador.
Participação na conferência
Wellington Dias desembarca na Escócia no próximo sábado (06) para se reunir com outros líderes. Na ocasião, será apresentada uma proposta para plantio de mudas de espécies nativas do biomassa Caatinga. Ao todo, 11 chefes de estado do Brasil estarão na reunião.
“Vamos sustentar a posição brasileira que é a do Acordo de Paris e ao mesmo tempo apresentar propostas do Piauí. Nós estamos regulamentando o que chamamos de programa PRO Verde, com um edital no qual o setor público e o privado possa alcançar, nos próximos anos, cinco milhões de novas árvores no estado do Piauí”, disse.