
Jonas Carvalho
jonascarvalho@tvclube.com.br
Uma cratera se formou na Avenida Pedro Freitas, sentido centro – zona sul, após a forte chuva que caiu em Teresina nesse domingo (14). Imagens que circulam nas redes sociais mostram que a via ficou comprometida e o tráfego de veículos foi interrompido no local.
Ao portal ClubeNews, uma moradora, que preferiu não se identificar, explicou que a situação foi ocasionada após a não conclusão de uma obra em uma galeria de águas pluviais, localizada sob a avenida. Segundo ela, a intervenção foi iniciada na última terça-feira (09).
“Essa galeria rompeu por conta da chuva. [A situação] piorou porque a Águas de Teresina veio fazer um serviço na terça-feira passada e não concluiu, e deixaram muita areia, restos de obras”, explicou.

A mulher reside na rua Buriti dos Lopes, próximo ao local da cratera, e contou que os moradores das proximidades também sofreram com o rompimento da galeria. De acordo com ela, as casas foram invadidas pela força das águas e vizinhos tiveram prejuízos.
“Tudo que sai dessa galeria passa para a rua que eu moro. A rua está destruída. Todo dia vem um fiscal, mas ninguém resolve”, lamentou a moradora.
Medidas tomadas
Em nota, a SAAD Sul se pronunciou sobre o assunto e disse que “já tomou ciência da situação e, através de sua Gerência de Obras, encaminhou uma equipe técnica ao local para traçarem as medidas necessárias para o reparo da via”.
O texto esclarece ainda que o órgão está à disposição “para quaisquer esclarecimentos acerca das decisões tomadas sobre esse assunto”.
Caso em solução
A empresa Águas de Teresina se pronunciou sobre caso e, por meio de nota, afirmou que “enviou equipe técnica ao local ainda no domingo (14/11), quando tomou conhecimento da situação”.
“Na oportunidade, identificou-se que o buraco foi causado por rompimento de uma drenagem, que danificou a rede de água, sendo o dano imediatamente consertado, com o local devidamente sinalizado”, completou o texto.
Conforme o pronunciamento, a concessionária comunicou o fato à SAAD Sul para dar início a reconstrução da drenagem e pavimentação da avenida.