
Malu Barreto e Jonas Carvalho
malubarreto@tvclube.com.br
Durante a solenidade da abertura da Agenda Estadual “16 Dias de Ativismo – Ei mermã, nem mais um minuto de silêncio”, que aconteceu na manhã de hoje (16), a governadora em exercício, Regina Sousa, declarou que a campanha é mundial e existe para ter um tempo dedicado ao combate a violência contra meninas e mulheres e que cada homem que compreender que ele não tem direito em bater em mulher, se ganha um aliado nessa luta.
“É um lembrete que sofremos violência todos os dias, de muitas formas. A sociedade ainda confunde violência apenas com agressão física e não é. E incorporamos com o dia da Consciência Negra, pois sabemos que as mulheres negras são mais vítimas de violência que as mulheres brancas. ”, frisou.
Regina destacou que a legislação brasileira é boa, mas que ainda falta muito para que haja igualdade. “Ainda falta muito para que a gente tenha igualdade e empoderamento, principalmente para diminuir os números de violência e feminicídio”
Essa ação inicia no Mundo e Brasil, no dia 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, e encerra no dia 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos e no Piauí, através da CEPM. As ações acontecem durante o novembro.
Teresina terá Casa da Mulher Brasileira
A governadora Regina Sousa também assinou termo de cooperação técnica da Casa da Mulher Brasileira para a construção de um espaço especializado de atendimento a mulheres em situação de violência, em Teresina, Picos e São Raimundo Nonato.
Na programação da ação está prevista a realização de blitz informativa sobre o enfrentamento à violência doméstica, ações do ônibus lilás no bairro Santa Maria da Codipe e os municípios de Amarante, Regeneração, Angical e Água Branca, webinários, roda de conversas e ações junto com os movimento sociais.