
Malu Barreto
malubarreto@tvclube.com.br
A seca está castigando os municípios de Curral Novo do Piauí e Jaicós, na região Sul do estado e o Governo Federal reconheceu a situação de emergência dos municípios piauienses.
De acordo com o prefeito de Curral Novo, Junior de Abel, a situação na zona rural do município está muito complicada pois a cinco meses não chove.
“Estamos vivendo um grande período de seca e abastecimento nas comunidades está sendo através de carro pipa, todo dia os três veículos levam oito carradas de água, cada um para poder atender os povoados”, declarou
O gestor disse ainda que a agricultura familiar foi bastante prejudicada e que as famílias estão comendo o que plantou no inverno passado. A Prefeitura também liberou um benefício no valor de R$ 250 para estas pessoas. “Já temos mais de 200 famílias cadastradas e o auxílio está sendo pago com recursos próprios do município”
Em Jaicós, a situação também é preocupante. Segundo o chefe de gabinete da Prefeitura do município, Deusmar João, a cidade que possui 19.500 habitantes está sem abastecimento de água potável e a zona urbana é a mais afetada pela estiagem
“Desde abril não chove por aqui, os poços estão secos, o açude Tiririca que abastece a cidade também secou e estamos com três carros pipas cedidos pelo Governo do Estado para levar água potável para as famílias, mas não é suficiente”, contou
Deusmar declarou que com o reconhecimento do Governo Federal da situação de emergência, o município irá pleitear carros pipa do Exercito e também a construça da obra da adutora do Poços Marruá. “A barragem já existe no município de Patos, a 49,5km de Jaicós. Com a adutora vamos poder também abastecer a cidade”
Com o reconhecimento federal da situação de emergência, os gestores municipais podem pedir auxílio financeiro ao Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). O coronel Alexandre Lucas, secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, explicou como os recursos podem ser utilizados.
“Os recursos da Defesa Civil Nacional podem ser empregados de três formas: socorro da população afetada, restabelecimento de serviços essenciais e recuperação de infraestruturas danificadas pelo desastre”.
As solicitações de reconhecimento de situação de emergência e de repasse de recursos devem ser feitas pelo Sistema Integrado de Informações sobre Desastres, o S2iD. A ferramenta pode ser acessada em s2id.mi.gov.br.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!