Governo do PI tira sites oficiais do ar para prevenir ataque hacker

A decisão ocorre após um ciber-ataque tirar do ar o site oficial do Ministério da Saúde

Sites do Governo ficam fora do ar nesta sexta (10). (Foto: Jonas Carvalho/ Portal ClubeNews)

Jonas Carvalho
jonascarvalho@tvclube.com.br

O Governo do Piauí decidiu suspender a operação dos sites governamentais como medida preventiva a ataques de hackers aos sistemas. A decisão ocorre após um ciberataque tirar do ar o site oficial do Ministério da Saúde, durante a madrugada desta sexta-feira (10).

De acordo com a Agência de Tecnologia da Informação do Piauí (ATI), estão ocorrendo ataques a nível nacional e que os softwares regionais já registraram “alguns incidentes”. Conforme a ATI, a previsão é que endereços virtuais voltem à normalidade ainda hoje.

“A Agência de Tecnologia da Informação do Piauí (ATI) informa que estão ocorrendo vários ataques em sistemas a nível nacional, nossos sistemas já detectaram alguns incidentes e por medida de prevenção, o ambiente foi tirado do ar”, informou.

A nota esclarece também que “não ocorreu nenhuma invasão no Data Center da ATI, assim como não ocorreu nenhuma perda dos dados”.

Ataque nacional

O site do Ministério da Saúde ficou fora do ar após um ataque hacker na madrugada desta sexta-feira. Quem tentou acessar o site www.saude.gov.br viu a mensagem “dados internos dos sistemas foram copiados e excluídos”.

Outros sites ligados ao portal da Saúde também foram afetados pelo ataque hacker, entre eles o ConecteSUS e o Portal Covid.

O grupo hacker LAPSUS$ Group assumiu a autoria do ataque e deixou um recado: “50 TB de dados está em nossas mãos. Nos contate caso queiram o retorno dos dados”, diz a mensagem no site.

Confira a nota na íntegra:

A Agência de Tecnologia da Informação do Piauí (ATI) informa que estão ocorrendo vários ataques em sistemas a nível nacional, nossos sistemas já detectaram alguns incidentes e por medida de prevenção, o ambiente foi tirado do ar.

A previsão é de que os serviços retornem ainda hoje, 10.

Ressaltamos ainda que não ocorreu nenhuma invasão no Data Center da ATI, assim como não ocorreu nenhuma perda dos dados.

Confira a nota da Empresa Teresinense de Processamento de Dados (PRODATER)

A Empresa Teresinense de Processamento de Dados (PRODATER) informa que a instabilidade nos sites da prefeitura não está relacionada com nosso servidor, já entramos em contato com ATI do Estado do Piauí e fomos informados que há um problema com o domínio: pi.gov.br, que afeta a todos os subdomínios conforme está acontecendo com os sites e sistemas da prefeitura.

Estamos aguardando mais informações para entender de fato o que está acontecendo.


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 



∴ Compartilhar