
Carlienne Carpaso e Jonas Carvalho
carliene@tvclube.com.br
O governador Wellington Dias (PT), coordenador da temática vacinação do Fórum de Governadores, confirmou que os governadores encaminharam ao Ministério da Saúde os pedidos de autorização para testes e aprovação emergencial do uso de medicamentos para a Covid-19, como os da Pfizer e AstraZeneca.
Alguns países, segundo o governador, já estão na fase de testes e com autorização emergencial desses medicamentos. A exemplo do que acontece com a gripe, a pessoa quando sente algum sintoma vai até o médico, que prescreve uma receita com medicamentos para o tratamento, o mesmo deve acontecer com a Covid-19.
“O coronavírus vai permanecer entre nós, mas a gente se sentirá em condições mais seguras quando tivermos o conhecimento da ciência com a vacinação garantindo a imunização e a garantia de medicamentos para caso adoecesse”, disse o governador.
Sobre a vacinação para crianças, o Fórum dos Governadores já encaminhou pedido ao Ministério da Saúde para que a órgão proceda pelo plano nacional com a compra para colocar a vacina à disposição da rede hospitalar, como faz com outros imunizantes.
“A vacina para acima de 5 anos tem uma particularidade no Brasil, ela também é mais segurança para o retorno das aulas a partir do início de 2022. Foram poucos os casos de óbitos em crianças, mas tivemos. Se tivemos é sinal que precisamos cuidar, principalmente, dessas pessoas que estão no início da vida. A gente precisa desse cuidado”.
Wellington Dias ressalta que as medidas de prevenção devem ser obedecidas neste final de ano com a realização de confraternizações, festas de natal e réveillon, principalmente por causa da nova variante do coronavírus, a ômicron.

Maternidade
Na manhã desta terça-feira (21), o governador visitou as obras da nova maternidade do Piauí, na avenida Presidente Keneddy, na zona Leste de Teresina. O governador Wellington Dias ressalta que a inauguração vai reforçar a rede de estrutura de apoio à saúde da mulher e do bebê. As obras estão com 90% da parte física pronta. Todo o investimento é de R$ 140 milhões, com apoio de emendas parlamentares.
“A partir de janeiro, fevereiro, teremos a parte das instalações. Nós vamos termais UTIS, mais leitos, atendimentos que não tínhamos anteriormente. Ela não é só um prédio, ela é uma casa para salvar vidas, principalmente nessa fase que a mulher mais precisa, no momento da gravidez, parto e pós-parto”, finalizou
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
