Kelvyn Coutinho*
kelvyn@tvclube.com.br
As chuvas que acometeram Teresina nos primeiros dias de 2022 causaram enchentes em vários pontos da cidade. Segundo a Secretaria Municipal de Defesa Civil (SEMDEF), subiu para 230 o número de famílias desabrigadas em decorrência de áreas alagadas na capital.
No bairro Mafrense, localizado na Zona Norte de Teresina, os moradores estão tendo que se locomover de canoa para retirar os seus pertences de dentro das casas, tomadas pela enchente.
“A gente ficou esperando para ver se [a água] baixava e não baixou, aí de noite nós começamos a tirar as coisas de barco, os vizinhos ajudando, e colocamos tudo em uma casa só, na casa de uma irmã minha”, contou a funcionária pública Maria dos Remédios, que precisou sair de casa junto com os três filhos.
O autônomo Osiel Silva afirmou que conseguiu salvar apenas as filhas e a mãe, que está com sintomas de gripe. Eles estão abrigados temporariamente em uma escola da região, onde também estão mais 18 famílias afetadas pelos alagamentos.
“Perdi tudo. Guarda-roupa, televisão, geladeira, fogão está dento da lagoa ainda. Eu consegui tirar só as crianças, minha mãe e outras coisas. Consegui tirar a minha mãe porque ela mora perto de mim, porque a água subiu de uma vez”, disse Osiel.
A dona de casa Luana dos Santos perdeu, além dos móveis e eletrodomésticos, a casa onde morava com os filhos e os pais, que não resistiu à força da água.
“Não tem mais condição de morar lá. Está tudo derrubado, não tem mais casa em pé. Nesse alagamento, perdemos metade das coisas. Ganhamos uns colchões, a gente agradece, mas não temos mais cama, perdemos tudo”, lamentou Luana.
Na manhã desta segunda-feira (4), o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (MDB), visitou as famílias desabrigadas na Zona Norte. Pessoa disse que a recomendação é tirar todos das áreas consideradas de risco.
“Aqueles que estão saindo agora, temporários, poderão sair já para um lugar definitivo. Aqueles que nós não tivermos lugares para ir em definitivo vai haver o cadastramento para a seguir construir em lugares fora da vulnerabilidade para as famílias terem uma habitação de qualidade fora da área de risco”, declarou o prefeito.
*Sob supervisão da jornalista Malu Barreto.
LEIA MAIS
Áreas alagadas: sobe para 230 o número de famílias desabrigadas em Teresina
Famílias desabrigadas serão testadas para Covid-19 e síndromes gripais para evitar surtos em abrigos
Prefeitura divulga pontos de alagamentos da Zona Norte de Teresina; confira locais
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
∴ Compartilhar