30 de julho de 2025

Procura por testes de farmácia de Covid-19 aumenta em 50% no Brasil

Malu Barreto

Publicado em 08/01/2022 11:00

Compartilhe:

Teste rápido de COVID-19

Os resultados positivos dos testes de detecção da covid-19 realizados em farmácias tiveram um salto na última semana de 2021, em comparação à semana anterior. Segundo os dados nacionais da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), 283.763 testagens foram realizadas entre os dias 27 de dezembro e 2 de janeiro, número 50% superior aos 188.545 atendimentos ocorridos de 20 a 26 de dezembro. A quantidade de resultados positivos pulou de 22.283 (11,8% do total) para 94.540 (33,3%).

“As celebrações de Natal certamente colaboraram para esse avanço surpreendente. Embora os números ainda estejam distantes do pico que observamos de maio a junho, os dados são preocupantes e exigem mais medidas preventivas e de contenção”, disse o CEO da Abrafarma, Sérgio Mena Barreto.

Segundo os dados divulgados, a quantidade de resultados positivos dos testes aumentou de janeiro a junho do ano passado; no mês de julho ocorreu o início de uma tendência de recuo, em função dos avanços no processo de imunização. Em novembro, o percentual de casos positivos esteve pela primeira vez abaixo de 10%. No entanto, dezembro registrou uma evolução de 188%, com 17,4% dos testes resultando positivo.

Teresina

Na capital piauiense a procura por testes nas farmácias acompanhou o cenário brasileiro. Em alguns estabelecimentos o teste rápido para a Covid-19 chegou a esgotar e pessoas com sintomas de síndrome gripal teve que buscar quais farmácias ainda disponibilizavam o exame. Algumas farmácias lançaram teste tem detecção simultânea da Covid-19, Influenza A e Influenza B.

“Cheguei de viagem e mesmo sem sintomas procurei uma farmácia para fazer o teste, em uma grande rede da capital fui informada que tinha esgotado. Na globo a moca disse  Agendei na farmácia Pague Menos”, contou Cintia Andrade.

Leia também: