
A Polícia Civil do Piauí abriu um inquérito policial para apurar o crime de violação de sigilo profissional na delegacia da cidade de Cocal, no Norte do estado, após o vazamento de investigações que ocorriam em segredo de Justiça. Ao Portal ClubeNews, o delegado Renato Pinheiro confirmou a informação.
O delegado explicou que o inquérito policial está em fase de apuração, mas, até o momento, nenhum agente de polícia civil é investigado.
Renato Pinheiro explicou que inquéritos policiais que tramitavam em segredo de Justiça envolvendo adolescentes estão sendo divulgados na imprensa local – em blogs da cidade de Cocal – com referência aos nomes dos suspeitos, “com o claro objetivo de sepultar reputações”.

Algumas informações publicadas, segundo o delegado Renato Pinheiro, “causaram surpresa aos próprios profissionais que estavam investigando os crimes”.
Há fatos investigados desde o ano de 2016; outros são de 2020 até hoje. O mais recente aconteceu no final de novembro de 2021 com exposição de uma vítima, durante uma operação sigilosa.
“Há elementos firmes de convicção que informações sigilosas e de segredo de Justiça eram repassadas para um blogueiro da cidade, que publicava informações de forma seletiva. Por pertencer a um grupo político local, o referenciado blogueiro publicava matérias de pertencentes ao grupo político rival e não publicava aos pertencentes ao mesmo grupo”, disse o delegado.
O delegado reforça que “a instituição Polícia Civil do Piauí tem profundo respeito aos profissionais de imprensa e ao relevante trabalho que desempenham na sociedade. Sem imprensa livre não há democracia”.
No entanto, observou-se, até o momento, que “a atuação investigada era dirigida a desafetos políticos e não tinha compromisso com a verdade”.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
