23 de novembro de 2025

Procon divulga pesquisa de materiais escolares para combater abusos de preços

Atualizado em 19/01/2022 19:01

Compartilhe:

 

Procon divulgou lista com preços de material escolar de Teresina (Foto: reprodução)

Lucy Brandão e Malu Barreto
lucy@tvclube.com.br

O aquecimento do comércio de material escolar no mês de janeiro motivou uma fiscalização do Procon Piauí junto às papelarias de Teresina. O setor de Fiscalização do Procon fez uma pesquisa de preços dos materiais escolares mais comercializados neste período. De acordo com o órgão, o objetivo é que o consumidor possa ter parâmetros de valores e identificar possíveis abusos.

A pesquisa foi realizada em vários estabelecimentos de diversas regiões de Teresina. Na tabela, consta o produto, com marca, local pesquisado, preço e a data da pesquisa. Entre os produtos mais baratos que constam na lista está um apontador de R$ 0,25. O produto mais caro pesquisado pelo órgão e que está na lista é uma mochila de R$ 189,00.

Segundo o Procon, não há intenção de induzir a compra de nenhuma marca específica ou em nenhum estabelecimento específico, apenas de fornecer dados importantes aos consumidores, para que estes façam a melhor escolha conforme suas necessidades e condições financeiras.

Na tabela divulgada, o consumidor tem a opção de visualizar todos os produtos pesquisados ou apenas aqueles que lhe interessam, por meio de filtros localizados na parte superior direita da página. Também é possível filtrar por loja.

Clique no link para conferir a pesquisa do Procon.

Dicas
A especialista em marketing e varejo Nádia Costa explica que os pais devem ficar atentos aos preços que variam conforme as marcas.

“Um mesmo caderno em tamanho, tipo e número de folhas varia de preço de acordo com a marca. Por exemplo, material escolar de personagens da moda sempre é mais caro do que os básicos. Cabe aos pais tomar esse cuidado e pechinchar para não se assustar ainda mais com a conta”, indica.

Confira outras dicas para o momento da compra:

  • Evite levar as crianças para escolher o material escolar;
  • Concentre-se no que a lista pede para não querer levar itens a mais por impulso;
  • Reutilize materiais de anos anteriores – muitas vezes a escola devolve cadernos ou outros itens não utilizados – ou até pouco utilizados – que podem e devem ser reutilizados;
  • Vale a pena fazer um levantamento de preços em várias lojas – mesmo sem ir pessoalmente, é possível fazer a pesquisa por meio do atendimento online, whatsapp da papelaria ou site;
  • Não deixe para a última hora, se programe para ter tempo de fazer as compras e pesquisar.

📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também: