Jovens a partir de 14 anos podem ingressar no mercado de trabalho com todos os direitos garantidos e carteira de trabalho assinada por meio dos programas de aprendizagem.
Os principais requisitos são conciliar trabalho e estudos – por isso a carga horária diferenciada de até seis horas; ter entre 14 e 24 anos; se matricular em cursos oferecidos por entidades de aprendizagem qualificada (como as que formam o sistema “s” e escolas técnicas); e ter a carteira assinada como aprendiz com todos os direitos respeitados.
Para muitos adolescentes os programas de aprendizagem são o primeiro contato com o mercado de trabalho. É neste primeiro emprego que eles adquirem habilidades que vão fazer parte da vida profissional e até definem que caminho desejam seguir na construção de uma carreira.
As vagas de jovem aprendiz são também uma forma dos adolescentes ajudarem a gerar renda para a família. Mas o número de jovens que têm essa oportunidade ainda é pequeno diante da força de trabalho existente.
Dados de 2021 mostram que há pelo menos 460 mil jovens atuando nos programas de aprendizagem em todo o Brasil. Isso representa somente 8% dos quase 7 milhões de jovens de 14 a 24 anos ocupados no mercado formal de trabalho, segundo dados do Ministério do Trabalho.
Mais do que uma formalidade para cumprir cotas, precisamos de empresas que levem a sério essa missão de oferecer oportunidade de crescimento para os jovens.
VAGAS DE JOVEM APRENDIZ
ONDE: Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE)
VAGAS: 15 oportunidades
COMO SE CANDIDATAR: enviar currículo para o e-mail cieeteresina@gmail.com
TELEFONE: 4003-5318
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!