
Thálef Santos
thalefsantos@tvclube.com
Uma tartaruga cabeçuda (de nome científico Caretta caretta), batizada com o nome de “Caju”, foi transferida do Instituto Tartarugas do Delta para outro centro de reabilitação localizado no município de Areia Branca (RN) por falta de recursos financeiros. Uma instituição vinculada ao Projeto Cetáceos da Costa Branca PCCB-UERN aceitou receber o animal e continuar seu tratamento.
Segundo a ONG Instituto Tartarugas do Delta (ITD), o animal resgatado foi recebido no dia 13 de janeiro sofrendo de uma pneumonia e uma fissura no crânio para tratamento, mas após 12 dias de internação do animal, não havia mais recursos para manter a tartaruga, já que a instituição se mantém por doações. A Secretaria do Meio Ambiente do Piauí (Semar) ajudou no transporte da tartaruga para o novo lar.
Caju
Caju é uma tartaruga fêmea e juvenil, mede 68 centímetros de comprimento da carapaça e pesa 32 quilos. O quadro clínico de danos físicos do animal foi constatado pelo veterinário Igor Carvalho do ITD. De acordo com o instituto, o tratamento com antibioticoterapia, fluidoterapia, aplicações de corticoide e anti-inflamatório em uma de suas unidades de reabilitação de animais marinhos resultou em melhora no quadro de saúde do animal, mas ele ainda não apresentava comportamento totalmente satisfatório para uma “alta médica”.
“Por falta de recursos financeiros, tivemos que transferir a tartaruga para outro centro de reabilitação[…]. A transferência ocorreu na manhã do dia 25 de janeiro, a tartaruga foi batizada como ‘Caju’ e até o momento ainda se encontra em observação. Esperamos que a tartaruga consiga ter uma evolução em seu quadro clinico e possa retornar para o mar!”, informa o ITD nas redes sociais.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Instituto Tartarugas do Delta (@institutotartarugasdodelta)
Saiba como ajudar
O ITD é uma ONG sem fins lucrativos e, no momento, não há apoio financeiro para a instituição, que continua realizando serviços de forma voluntária. Para receber apoio aos trabalhos, a ONG conta com participação em editais públicos, financiamento ou doação de empresas privadas.
Em contato com o Portal ClubeNews, o instituto informa que precisa de recursos para a aquisição de materiais básicos como “luvas, máscaras, álcool, combustível, medicamentos, matérias laboratoriais, seringas, soro, sondas, medicamentos (corticoides, anti-inflamatório, antibióticos, etc.). Não basta apenas ter vontade nesse caso”, disse um representante do instituto.
Para doar, uma “vaquinha” online está disponível para acesso no link https://abacashi.com/p/campanha-adote-um-ninho-de-tartarugas-marinha. Além do site o Instituto Tartarugas do Delta também conta com um cartão informando os dados bancários para depósitos ou PIX e links para contato:
Cartão Instituto Tartarugas do Delta 1
*Sob supervisão da jornalista Carlienne Carpaso
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!