15 de agosto de 2025

Beatificação do Padre: Tribunal diocesano vai ouvir testemunhas

Carlienne Carpaso

Editora
Publicado em 03/02/2022 17:21

Compartilhe:

 

Servo de Deus Padre Pedro Balzi – (Foto: Arquidiocese de Teresina)

Carlienne Carpaso
carliene@tvclube.com.br

A sessão de abertura do Tribunal Diocesano para a Causa de Beatificação do Padre Pedro Balzi vai acontecer na próxima terça-feira, dia 8 de fevereiro de 2022, em Teresina, com uma santa missa na Igreja Catedral Nossa Senhora das Dores.   Em caso de beatificação e canonização, Teresina pode ter o seu primeiro santo reconhecido pelo Vaticano.

O Tribunal Diocesano vai ouvir as testemunhas e analisar os documentos históricos que posteriormente serão enviados ao Vaticano. A autora da Causa é a Associação Padre Pedro Balzi.

O pedido de abertura da Causa de Beatificação e Canonização do Padre Pedro Balzi foi aceito pela Santa Sé em fevereiro de 2020, concedendo a ele o título de Servo de Deus.

PADRE PEDRO BALZI

Nascido na Suíça, Padre Pedro Balzi chegou no Brasil em 1987 quando iniciou os esforços para construir o Centro Maria Imaculada, especializado no tratamento de hanseníase, em Teresina.  Em setembro de 1988, com  aprovação de Dom Miguel, nasceu a Paróquia Nossa Senhora da Paz.

Padre Pedro foi ordenado sacerdote na Catedral de Bérgamo em 1950. Auxiliou a Comunidade Paroquial, presente em Mariano (Dalmine – BG), depois abraçou a vida missionária na Itália.

Padre Pedro partiu da Itália em 1964 assumindo a imensa Paróquia de Munaypata (“colina do amor”, em Aymara), nos arredores de La Paz na Bolívia, onde exerceu a função de Pároco.

Corpo do padre está enterrado no Centro Educativo e Cultural Memorial Padro Pedro Balzi (Foto: arquivo pessoal)
Centro Educativo e Cultural Memorial Padre Pedro Balzi (foto: arquivo pessoal)

Em 18 de julho de 1989, Padre Pedro Balzi foi nomeado Pároco da Igreja Matriz, um Santuário dedicado a Nossa Senhora da Paz. Com o apoio de outras comunidades da Paróquia surgiram os prédios que abrigariam desde a Pré-Escola até o Ensino Médio, oferecendo gratuitamente diversos serviços.

Também nasceu com a ajuda do Padre Pedro: os centros paroquiais, as casas de recuperação para dependentes químicos (Fazenda da Paz) e outras generosas contribuições para o povo que aprendeu a amar como pai.

Padre Pedro faleceu no dia 5 de outubro de 2009, em sua residência localizada no Santuário da Vila da Paz, vítima de um câncer na coluna vertebral.

As informações sobre a vida e obra são da Fundação Nossa Senhora da Paz.

 

Centro Educativo e Cultural Memorial Padre Pedro Balzi (foto: arquivo pessoal)

Centro Educativo e Cultural

A Fundação Nossa Senhora da Paz construiu o Centro Educativo e Cultural Memorial Padre Pedro Balzi, onde, no local, encontra-se sepultado o corpo do religioso.

Esse Centro Educativo e Cultural recebe visitantes para conhecer a história do Padre. No local, os visitantes podem visualizar os poucos pertences pessoais que o Padre possuía, demonstrando como era sua vida de total desapego, que era uma vida completamente dedicada ao próximo.

“A intenção é que este Centro Educativo e Cultural Memorial Padre Pedro Balzi faça parte do roteiro turístico do município e do estado”, diz Rubens Portela Dantas, diretor de Projetos da Fundação Nossa Senhora da Paz

Centro Educativo e Cultural Memorial Padre Pedro Balzi (foto: arquivo pessoal)

Processo de Beatificação e Canonização

Sobre o processo de Beatificação e Canonização, a Arquidiocese de Teresina explica que “o Bispo aceita o pedido apresentado pelo postulador (uma espécie de advogado eclesiástico), que por sua vez tem a tarefa de conduzir a investigação detalhada da vida do candidato, a fim de evidenciar sua fama de santidade”.

Esse processo possui obrigatoriamente duas fases: diocesana e romana, sem duração definida.

“A etapa diocesana consiste num processo documental, onde os escritos do Servo de Deus (no caso, Pedro Balzi) e documentos históricos em torno de sua vida são reunidos e criteriosamente analisados, com um parecer conclusivo de especialistas em história e teologia. A partir disso, um Tribunal constituído para a Causa ouve pessoas que conheceram o Servo de Deus e registra seus depoimentos”.

Após o Tribunal, “a documentação é remetida à Congregação da Causa dos Santos, no Vaticano, onde os documentos, laudos, pareceres e testemunhos são analisados por comissões, dando início à fase romana do processo. Para a beatificação e canonização são analisados, dentre outros, as virtudes do Servo de Deus e a existência de um milagre atribuído a ele”.

Arquidiocese de Teresina destaca que “o trabalho envolve naturalmente outras dioceses, nas quais o Servo de Deus Pedro Balzi nasceu e desenvolveu seu ministério pastoral, como Lausanne (Suíça), Bérgamo e Chioggia (na Itália) e La Paz (Bolívia)”.

Fonte: Arquidiocese de Teresina

Centro Educativo e Cultural Memorial Padre Pedro Balzi (foto: arquivo pessoal)

📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também: