
Lucy Brandão
lucy@tvclube.com.br
O Piauí ocupa o 16º lugar no país quando o assunto é geração de energia solar, segundo dados da Absolar (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica). Nos últimos anos, com a disparada na conta de energia, cresceu a procura pela instalação de placas solares. Em levantamento realizado em julho de 2021, a Absolar apontava um aumento de 117% na busca por projetos de energia solar.
O investimento para a compra de paineis, inversores e cabos, além do projeto e instalação completa, ainda é considerado alto – em torno de R$ 30 mil para um consumo médio mensal de 750 KWh/mês. Mas uma nova empresa em fase de instalação no Piauí promete revolucionar a forma como se consome energia solar na atualidade. A ideia é pagar pela energia solar sem ter que investir em placas.
“O consumidor apenas contrata as placas solares da própria Avera, que emite créditos de energia para a Equatorial, distribuidora no Piauí, que levará a energia até a sua casa”, explica Carlos Eduardo Mizumoto, Gerente Comercial da Avera.
Com fazenda de energia solar em construção no município de São Raimundo Nonato, na região Sul do Piauí, a Avera Energia tem como diferencial a eliminação de burocracia, financiamentos para aquisição e manutenção de placas solares.
Mizumoto explica que muita gente ainda acredita que não pode ter energia solar em casa porque seria necessário um financiamento de milhares de reais, com parcelas que se extenderiam por longos anos, para a instalação de placas solares no teto, como geralmente se vê. “Esse novo modelo de consumo de energia elimina toda essa parte do processo”, afirma.
A empresa fornece para os consumidores créditos de energia que são enviados para a distribuidora local, da mesma forma que já acontece com quem tem placas solares em casa, a diferença é que todo o investimento nas placas e manutenção fica por conta da Avera. A estimativa é de economia de até 10% menos com energia elétrica em casas, apartamentos e empresas de pequeno porte; e de até 25% por mês em empresas de grande porte.
Mercado brasileiro
Segundo dados da Absolar, o Brasil atingiu a marca de 10 gigawatts de capacidade operacional em usinas de grande porte e em pequenos e médios sistemas instalados em telhados, fachadas e terrenos do país. O número representa 70% da potência da usina hidrelétrica de Itaipu, segunda maior do mundo.
Atualmente, 700 mil consumidores do país usam o sol para gerar sua própria eletricidade (com 6,3 gigawatts produzidos). É gente que ajuda o meio ambiente com uma matriz limpa e ainda pagava pouco todo mês na conta de luz.
Sobre a Avera no Piauí
A fazenda de placas solares da Avera Energia no município de São Raimundo Nonato, na região Sul do Piauí, está em fase de implantação. A primeira fazenda de produção tem 20 hectares de extensão e capacidade de gerar 3,5 MWp, o que seria suficiente para atender a cerca de 1.600 residências simultaneamente. A estimativa da empresa é começar a produzir energia até março.