O empresário João Paulo Carvalho, o servidor público Francisco das Chagas Sousa e o advogado Guilherme de Carvalho foram presos na manhã desta terça-feira (8). Eles são investigados na participação da morte dos adolescentes Anael Natan Colin e Luian Ribeiro de Oliveira, encontrados mortos em novembro de 2021. O caso gerou repercussão no estado. Francisco das Chagas é pai de Guilherme e tio de João.
Os mandados foram cumpridos pela equipe do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP). Os investigados foram levados para a sede do DHPP, no bairro São Pedro, na zona Sul de Teresina.
Os primeiros a serem levados para a sede do DHPP foram pai e filho. Depois, João Paulo.
Defesa muda versão
As defesas do empresário João Paulo Carvalho e do advogado Guilherme de Carvalho confirmaram, na última sexta-feira (4), a participação dos dois no duplo homicídio dos adolescentes Anael Natan Colins e Luian Ribeiro de Oliveira.
De acordo com os advogados Lúcio Tadeu e José Vinícius Farias, que representam a família, João Paulo e Guilherme teriam levado os adolescentes até o local onde foram executados e encontrados mortos a tiros. João Paulo chegou a ser preso e liberado após depoimento.
“Nós fomos procurados pela família na semana passada. Eles queriam esclarecer porque o que foi dito (em depoimento à polícia), no calor da emoção, não foi o que realmente corresponde com a realidade. Então, nos contrataram. A família entendeu que o João Paulo e o primo Guilherme deveriam confessar a prática do delito. E assim o fizeram”, disse o advogado Lúcio Tadeu.
No dia 26 de janeiro de 2021, o servidor público estadual (tio do empresário e pai do advogado) chegou a assumir sozinho a autoria do crime, mas não ficou preso por ausência de mandado de prisão. Ele chegou a falar que os adolescentes teriam invadido a sua casa.
O servidor público e o filho advogado teriam “dominado” e mobilizado os adolescentes. Após essa situação, teriam ligado para o empresário, que chegou na casa acompanhado de um cunhado.
O motivo dos adolescentes terem entrado na residência ainda não foi confirmado pelo Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), que investiga o caso e permanece em diligências.
CRIMES
O coordenador do DHPP, delegado Francisco Costa, o Baretta, disse que segundo laudo os adolescentes foram mortos de joelho e com tiro na nuca.
Segundo o delegado, os adolescentes foram surpreendidos pelos suspeitos no momento em que estavam entrando pelo muro para acessar uma festa que acontecia em um sitio ao lado da casa do tio do empresário.
Ainda não há confirmação detalhada da participação dos três. O DHPP trabalha com duplo homicídio triplamente qualificado, com cárcere privado, ocultação de cadáver e fraude processual.
Desaparecimento
Os adolescentes foram mortos no dia 13 de novembro de 2021, mas os corpos foram encontrados somente no dia 15 de novembro de 2021. Eles foram vistos a última vez durante uma festa em um sítio na BR-343, que está localizado próximo da residência da tia do empresário investigado.
O carro que teria sido usado para transportar os adolescentes foi apreendido.
Os adolescentes foram encontrados com marcas de tiros e em estado avançado de decomposição abandonados em uma estrada próxima da PI-112, que liga Teresina a União.
Justiça
A promotora de vendas Maria da Cruz Ribeiro Pacheco, mãe de Luian, afirmou que a família contesta a versão dada pelo empresário, que alegou que os jovens teriam pulado o muro do sítio onde foram vistos pela primeira vez e tentado assaltar o estabelecimento com o tripé da moto.
A promotora de vendas relatou ainda que os familiares das vítimas estão recebendo ameaças desde que o caso veio à tona e que a família acredita que possam estar partindo de pessoas envolvidas com o crime.
LEIA MAIS
Empresário é preso suspeito de participar do duplo homicídio de adolescentes em Teresina
Adolescentes desaparecidos após festa são encontrados mortos em Teresina
“A gente clama por justiça”, diz pai de adolescente morto após prisão de empresário suspeito
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
∴ Compartilhar