Será que o Paulo Guedes acompanha o Portal ClubeNews? Não seria surpresa, pois mesmo bem atrasado anunciou o auxílio estratégico para micro e pequenas empresas, uma semana após tocarmos na urgência desta questão. Porém, infelizmente, nem tudo são flores. A medida que deveria ter sido tomada em 2020, afim de evitar falências, hoje tem efeitos quase paliativos. O argumento da falta de dinheiro para fazê-lo antes é incoerente, pois montante similar tem sido emendas parlamentares obtusas, em muito puxadas por orçamentos secretos.
O anúncio da linha de crédito estratégica para micro e pequenos empreendimentos, com faturamento máximo de 300 milhões de reais por ano, vem como um desafogo para reduzir os níveis alarmantes de desemprego, haja vista que são estes empreendimentos os responsáveis por mais que 50% dos empregos formais no país. Porém, para muitos, agora já é tarde. Por falta de medida similar, muitas empresas foram a falência no ano de 2020, quando o próprio Ministro da Economia desencorajou medidas de resgate aos pequenos empresários. Certamente que o fato de estarmos em ano eleitoral é mera coincidência.
O montante de créditos prometido pelo governo federal gira em torno de R$ 100 bilhões para 2022, um pouco inferior ao volume de recursos destinados via emendas parlamentares durante os 2 anos que se passaram e o terceiro que irá se completar de pandemia. Com média próxima a R$ 35 bilhões por ano (o triplo da média dos 3 anos anteriores, 2017 a 2019), em muito puxadas por orçamentos secretos, fica evidente que o problema do país não é falta de recursos e sim de interesse político em usá-los em benefício dos mais necessitados.
Orçamentos sem transparência, sem vínculo de uso, sem clareza sobre os beneficiados, garantiram a governabilidade da presidência em meio ao caos da crise pandêmica. Já com a imagem desmoralizada frente o mundo, parece que essa governabilidade, ou melhor, a busca pela reeleição, se dará por medidas populistas e tardias de contenção do desemprego. Apesar de toda incoerência, ainda bem que decidiram agir. Esperemos que não seja tarde demais.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
∴ Compartilhar