
Kelvyn Coutinho*
kelvyn@tvclube.com.br
Um relatório divulgado pela plataforma ClimaTempo mostrou que houve um aumento de 52,49% no número de raios que caíram no solo durante o mês de fevereiro no Piauí. Os dados revelam que o número total de descargas elétricas também cresceu, indo de 429.304 em janeiro para 630.731 em fevereiro, um aumento de 46,92%.
De acordo com o levantamento, os municípios piauienses onde foi registrado o maior número de raios foram: Teresina – 4.662; Uruçuí – 4.487; Baixa Grande do Ribeiro – 4.199; Barras – 3.525; Regeneração – 3.424; Floriano – 3.408; Alto Longá – 3.343; e Campo Maior – 3.214.
Segundo o climatologista Werton Costa, o aumento desses números é explicado pelo fato do mês de fevereiro ter sido mais quente. “Quando nós temos temperaturas mais elevadas, o avanço das instabilidades, o avanço das nuvens de temporal, geralmente essa combinação entre aumento de umidade com o aumento da temperatura gera mais descargas elétricas”, disse o especialista.
Werton afirmou que além das altas temperaturas, outro fator que contribuiu para o aumento no número de descargas elétricas no estado foi a presença do fenômeno conhecido como Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (Vcan). “Esse sistema giratório potencializa o crescimento rápido das nuvens isoladas. Essas nuvens apresentam alto teor de partículas elétricas”, completou o climatologista.
*Sob supervisão da jornalista Malu Barreto.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.