
O Hospital de Urgência de Teresina (HUT) recebeu, nesta terça-feira (22), a primeira visita técnica do Saúde em Nossas Mãos. O projeto é desenvolvido pelo Hospital Sírio-Libanês, um dos melhores centros de saúde da América Latina, e faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), em parceria com o Ministério da Saúde.
O Saúde em Nossas Mãos pretende, inicialmente, melhorar a segurança dos pacientes por meio de ações que previnem infecções referentes à ventilação mecânica na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neuro-traumatológica. Em seguida, é esperado que as demais UTIs adulto e pediátrica sejam atendidas.
De acordo com a coordenadora da UTI e membro do projeto, Samara Laís, a parceria entre os dois hospitais irá fortalecer os processos assistenciais, bem como tornar o espaço mais seguro, a partir das metas internacionais para a segurança do paciente, que são: a identificação segura do paciente, comunicação efetiva, cirurgia segura; o uso, prescrição e a administração segura de medicamentos, higiene das mãos e prevenção de quedas e lesões por pressão.
Durante a visita, a equipe do Sírio-Libanês conheceu as estruturas e os processos realizados no HUT. Também foram promovidas atividades efetivas e aplicadas ferramentas que asseguram os protocolos de segurança do paciente.
Para o diretor geral do HUT, Fábio Marcos, esse olhar externo é enriquecedor porque, através do projeto, incontáveis vidas piauienses serão beneficiadas.
O HUT é a única unidade Hospitalar da capital a participar do macro projeto: Saúde em Nossas Mãos e mais especificamente do Modelo de Custeio. Além disso, estima-se que, em até 2023, ele contará com o suporte técnico oferecido pelo Proadi para a redução de 30% das infecções na UTIs.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Twitter.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.