
Kelvyn Coutinho*
kelvyn@tvclube.com.br
O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) autuou 18 postos de combustíveis durante a nova fase da Operação Petróleo Real, realizada desde a segunda-feira (21) nos municípios de Parnaíba, Luís Correia, Cajueiro da Praia e Ilha Grande, no litoral piauiense. No total, 45 postos foram fiscalizados até o momento. A operação acontece até a sexta-feira (25).
Segundo o chefe de fiscalização do Procon, Arimatéia Arêa Leão, foram autuados 11 postos por “bomba baixa”, que é quando o cliente recebe uma quantidade menor de combustível do que mostrado no painel, três por não possuir equipamento para realizar teste de qualidade, três por não possuir código de defesa do consumidor, e um por comercializar gasolina com 32% de etanol, valor superior aos 27% permitidos por lei.
O Procon também fiscalizou empresas que comercializam gás liquefeito de petróleo (GLP), o gás de cozinha. Das 10 empresas fiscalizadas, oito foram aprovadas, sendo que uma foi autuada por tara não legível e outra por erro na média de 32 botijões (fora da tolerância).
Outras fases da operação
A primeira fase da operação aconteceu em junho de 2021 e fiscalizou 22 postos em Teresina, sendo que nove foram autuados após irregularidades serem identificadas. Em fevereiro, foi deflagrada a segunda fase da operação, que fiscalizou 31 postos de combustíveis em três municípios: Altos, José de Freitas e União, onde 11 foram autuados.
*Sob supervisão da jornalista Malu Barreto.
LEIA MAIS
Operação Petróleo Real: 11 postos são autuados por fiscalização em três cidades do Piauí
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Twitter.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!