
O Piauí investiga seis casos suspeitos de sarampo no estado. Até esta terça-feira (03), nenhum caso está confirmado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi), que aguarda os exames para comprovar ou descartar a doença.
O caso suspeito mais recente é de uma criança de dois anos, que foi notificado no último final de semana. Ela mora em Teresina com a família.
As cidades com casos suspeitos são Teresina, São Miguel do Tapuio e São Pedro do Piauí. As equipes da Sesapi acompanham as cidades com casos notificados. Recentemente, a equipe esteve em São Miguel do Tapuio.
Ao Portal ClubeNews, a Secretaria de Saúde de São Miguel do Tapuio também informou que os dois casos, incluindo de uma criança, continuam como suspeitos. A equipe aguarda o resultado dos exames. No entanto, os pacientes já saíram do isolamento porque não estão mais na fase de transmissibilidade. Além disso, os dois pacientes estão bem, sem sintomas da doença. A equipe da Sesapi orientou os profissionais de saúde do município a como identificar e agir em casos suspeitos
A Sesapi alerta que o vírus é altamente contagioso. Para conter a infecção, o Governo Federal realiza até o dia 3 de junho a Campanha de Vacinação contra o Sarampo. Crianças entre 6 meses e menores que 5 anos e trabalhadores de saúde são o público-alvo da mobilização nacional do Ministério da Saúde. A vacinação está disponível nas unidades básicas de saúde.
O secretário estadual de Saúde, Néris Júnior, reforça o pedido para a população concluir o esquema vacinal contra a doença. “Nós estamos reforçando a população para que ela volte (aos postos de vacinação) para tomar a segunda dose (da vacina) ”.
Saiba como identificar os principais sintomas da doença, os riscos e as orientações importantes sobre o sarampo.
Transmissão
O sarampo é causado por um vírus altamente transmissível. A contaminação ocorre quando a pessoa doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas.
Sintomas
Outros sintomas da doença podem aparecer em torno de 3 a 5 dias, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas, que em seguida se espalham pelo corpo. Após o aparecimento das manchas, a persistência da febre é um sinal de alerta e pode indicar gravidade, principalmente em crianças menores de 5 anos de idade.
Prevenção
O Ministério da Saúde reforça que a vacinação é a forma mais eficaz de prevenção contra o sarampo. Os critérios de indicação da vacina são revisados periodicamente pela Pasta e levam em conta a idade, a ocorrência de surtos e os grupos mais afetados nessas situações, além de outros aspectos epidemiológicos.
No Sistema Único de Saúde (SUS), a vacina que protege contra a doença é a tríplice viral, que também previne contra a caxumba e a rubéola. No Calendário Nacional de Vacinação, a vacina está disponível para pessoas de 12 meses a 59 anos de idade, sendo recomendadas duas doses até 29 anos e uma dose de 30 a 50 anos, em pessoas não vacinadas.
Os trabalhadores da saúde têm indicação de receberem duas doses da vacina tríplice viral, independentemente da idade.
Fonte: Ministério da Saúde
LEIA MAIS
Sarampo: saiba quais são os principais sintomas e quem pode se vacinar contra a doença
Gripe e Sarampo: as dúvidas mais comuns sobre a Campanha de Vacinação do Ministério da Saúde
Calendário de vacinação para Gripe, Covid e Sarampo tem novos grupos
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.