14 de dezembro de 2025

Piauí pode ter Dia da “Segunda sem Carne”, após aprovação de Projeto de Lei

Atualizado em 13/05/2022 16:56

Compartilhe:

Projeto de Lei quer instituir Segunda sem Carne no Piauí (Foto: Pixabay)

Tramita na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) um Projeto de Lei Nº 79/2022, que visa instituir no calendário oficial de eventos do estado o Dia da “Segunda sem Carne”. De acordo com a proposta, serão realizados eventos anuais toda primeira segunda-feira do mês de outubro.

A estudante de Jornalismo, Ana Laís Carvalho, é ovolactovegetariana e lembra que os recursos naturais disponíveis são finitos. Para ela, um dia na semana sem o consumo de carne atua como importante avanço de ‘conscientização’.

“É de suma importância esta iniciativa, outras capitais já aderiram e acredito que só tem a contribuir com a saúde do planeta. Meio ambiente, pessoas e animais precisam funcionar harmonicamente para a vida ser possível”, disse.

De acordo com a proposta, serão realizadas palestras, debates, seminários e outros eventos que estimulem as pessoas a mudarem padrões de consumo. De acordo com Ana Laís, mudanças nos hábitos alimentares podem surtir efeitos benéficos ao meio ambiente.

“Estou há 6 anos sem comer nenhum tipo de carne, é uma forma que encontrei de agir em prol do meio ambiente. Há várias outras formas? Sim. Mas, vemos pessoas preocupadas com meio ambiente, mas que nem sabem o estrago que a indústria agropecuária faz no planeta”, lembrou.

De acordo com a proposta, serão realizados eventos anuais toda primeira segunda-feira do mês de outubro (Foto: Freepik)

A proposta é de autoria da deputada estadual Teresa Britto (PV). Ela argumenta que o PL visa conscientizar as pessoas sobre os impactos do consumo de carne na alimentação, ao meio ambiente, à saúde humana e aos animais.

“No Brasil, um único quilo de carne emite 335 gramas de gás carbônico. Além disso, para produzir esse mesmo quilo de carne são necessários 3.700 litros de água. Agora imagine multiplicar isso pela quantidade de pessoas que comem carne todos os dias”, disse.

Atualmente, o PL tramita na Comissão de Constituição e Justiça da Alepi e depois será encaminhado para votação no Plenário da Casa.

 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também: