Violência psicológica e negligência contra idosos são os crimes mais registrados em 2022

O balanço foi divulgado, nesta quarta-feira (15) pela Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Polícias Integradas (Semcaspi)

 

Foto: Pixabay/divulgação

Violência psicológica e negligência são os crimes mais praticados contra idosos na capital Teresina em 2022. O balanço foi divulgado, nesta quarta-feira (15) — Dia Mundial da Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa —, pela Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Polícias Integradas (Semcaspi).

Segundo os números da Gerência de Direitos Humanos (GDH) da Semcaspi, por meio do Disque Denúncia, de janeiro a maio, houveram nove ocorrências de violência psicológica a e seis referente ao crime de negligência. Também foram registrados dois casos de violação física, assim como financeira. 

Em comparação ao cenário de 2021, o secretário da Semcaspi, Allan Cavalcante aponta que os mesmos tipos de violência continuam recebendo destaque, sendo 23 casos de negligência e 36 referentes a psicológica. 

Além disso, esses crimes acontecem, em sua maioria, na própria residência da vítima. “A gente observa que, infelizmente, o agressor ou agressora, faz parte do convívio da vítima, ou seja, uma pessoa que supostamente seria de confiança”, disse Allan Cavalcante.

Pandemia da Covid-19

Essa realidade também é destacada por Daniela Barros, delegada responsável pela Delegacia de Segurança e Proteção ao Idoso. Para ela, a pandemia da Covid-19 contribuiu para o aumento da violência, especialmente em 2020.

“O idoso mais em casa, numa situação de confinamento imposta pela pandemia, gerou sim um quadro de violência, que já existia um quadro familiar disforme, que se acentuou. Inclusive os números de 2020 foram ainda maiores, já que foi o primeiro ano da pandemia”, apontou.

Idadismo

Uma nova forma de preconceito tem sido frequente para com a população idosa, o chamado idadismo, como destca Maria Auxiliadora Sampaio, presidente do Conselho Municipal dos Direitos dos Idosos (CMDI).

O idadismo acontece quando se busca categorizar ou dividir as pessoas de modo a causar algum tipo de prejuízo, desvantagem e/ou injustiça.

“Este preconceito é praticado por pessoas em geral e estamos passando por um momento muito difícil na sociedade, porque estamos envelhecendo muito jovem, a partir de 60 anos já é considerado idoso no Brasil. E o pior, a sociedade de modo geral, não está preparada para conviver com este público”, afirmou a presidente.

Como denunciar

Ao presenciar qualquer tipo de violação contra uma pessoa idosa, é importante acionar o Disk Denúncia, por meio do número 0800 280 5688. O Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI), situado na sede da Semcaspi, Rua Álvaro Mendes, nº 861, Ed. Clemente Fortes, Centro, também está disponível para pelo contato 3222-4700.

 

📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.

📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 



∴ Compartilhar