26 de agosto de 2025

Festas de São João: o trabalho começa muito antes da fogueira acender

Francine Dutra

Publicado em 24/06/2022 12:20

Compartilhe:

Quadrilhas chegam para animar o clima junino (Foto: Reprodução/Luar do São João/Guilherme Bruno)

Com a chegada dos meses de junho é impossível não se animar com o clima das tradicionais festas juninas. As quadrilhas embelezam e agitam ainda mais as festividades nessa época do ano, mas os preparativos para compor as belas coreografias e os figurinos elaborados iniciam muito antes desse período.

Nayara Rodrigues, da quadrilha Luar do São João, diz que para o grupo conseguir participar das competições, a rotina de ensaios inicia bem cedo. “A gente inicia os ensaios em novembro (do ano anterior) e a única pausa que temos é em fevereiro, mas são poucos dias. Quando chegamos no mês de março, até maio, os ensaios ficam mais intensos”, explica.

A quadrilha, que é campeã piauiense, já acumula algumas conquistas como de campeã Globo Nordeste 2019, bicampeã do Nacional Floriano, pentacampeã da Cidade Junina, além de garantir o terceiro lugar no disputado Nordestão.

Para a quadrilheira, que está no grupo há 4 anos, todo o esforço para conseguir representar o estado nas disputas vale a pena. “É muito especial; podemos levar a nossa cultura do Piauí para todo o Brasil, é muito emocionante ser uma componente da Luar do São João, ela me proporciona momentos únicos e especiais”, destaca.

Depois de mais de dois anos de pandemia, as festividades juninas chegam para animar o clima e encantar os olhos dos espectadores com as cores de suas bandeirolas. E pra quem gosta de uma festa junina raiz, além de apreciar boas comidas típicas, também vai poder prestigiar de pertinho as apresentações dos grupos.

Luar do São João – Foto: Secult/Divulgação

 


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também: