Rappers do MA questionam o mercado musical e da arte negra em novo single; assista ao clipe

Parceria entre as artistas mistura ritmos de reggae e rap.

Carlienne Carpaso e Francine Dutra*
carliene@tvclube.com.br

As rappers Jaísa Caldas e Carmen Kemoly lançaram o single Contrato Assinado, que aborda o mercado de arte no Brasil, principalmente, na região Nordeste. Elas citam a apropriação da cultura negra, além da dificuldade do fazer artístico quando se é uma mulher negra, no país. A música – incluindo o videoclipe – está disponível nas plataformas digitais desde quinta-feira (23). Assista ao vídeo acima.

Ambas naturais do Maranhão, elas buscaram no reggae traços que misturaram com o rap ao compor a música, que tem como autoria as próprias cantoras.

“A inspiração maior são nossas mulheres, nossas ancestrais, o percurso árduo da vida sendo torneado pela esperança de chegar em um lugar melhor. Maranhão é isso, e quando a gente bota um som assim, para fora nesse formato, a gente sabe que está fazendo pela nossa casa”, comenta Jaísa.

Para Carmen Kemoly , o “contrato” mencionado na música faz referência às parcerias que elas firmaram para seus projetos fluírem, não só com outras pessoas, mas com elas mesmas.

“A gente assinou um contrato com nós mesmas no momento em que a gente não embarcou na rivalidade entre mulheres, e decidimos fazer um trabalho juntas. Então é, acima de tudo, um compromisso com a gente, um compromisso com o lugar onde a gente mora”, conta Kemoly.

Sobre a gravação do clipe, elas contam que buscaram na natureza e nas vivências coletivas reforçar a valorização da cultura regional maranhense, como uma forma de identificação.

A produção contou com o apoio do Grupo de Cultura Afro Afoxá, do Espaço Jeros Natureza Viva e foi produzido pela colaboração da Rua2 Produtora junto A Tocada Produtora, todas iniciativas e empreendimentos negros do Nordeste.

Música “Contrato Assinado” já está disponível nas plataformas digitais (Foto: Reprodução/YouTube)

Quem é Jaísa Caldas

Crescida no meio da música, Jaísa Caldas é filha de músicos entre as pontes de Teresina e Timon, e se interessa desde cedo por harmonia e afinação, cantando nas escolas que passou, vindo a se encontrar no Hip-Hop. Em 2019, foi destaque de segundo lugar no Evento Canta Timon.

Atualmente, Jaísa compõe e canta RAP, se dedicando a representar o Hip-Hop feito por Mulheres nas cidades entre os rios. Ainda estudante de Ciências Sociais, lançou singles experimentais, e hoje recém-formada, retorna à música com lançamentos oficiais nas plataformas, como o single “Contrato Assinado”. Em breve lançará seu primeiro EP, intitulado
“Madame do Réu”.

Quem é Carmem Kemoly

Carmen Kemoly é rapper, poeta, jornalista, pesquisadora e realizadora audiovisual. Nascida e criada em Timon, e morando atualmente em Salvador, é co-fundadora da Plataforma Ocorre Diário de Comunicação Popular. Ela dirigiu e roteirizou em 2019, o curta-metragem ‘Esperança 1770’.

A partir de 2018 começou uma trajetória em Slam’s pelo Rio de Janeiro, sendo finalista de vários deles. Inserida no hip hop do Piauí desde 2014, lançou em 2019 seu primeiro EP, que levou o nome de ‘KARMA’ com 09 faixas disponível em todas as plataformas digitais e também alguns clipes e produções audiovisuais no youtube.

📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.

📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 



∴ Compartilhar